BIM NAS PREFEITURAS

PRIMEIROS PASSOS PARA INOVAÇÃO DIGITAL NAS OBRAS PÚBLICAS

Inovar no setor público é sempre um grande desafio!

Fenômeno complexo e cada vez mais estratégico em suas diferentes esferas e setores, ainda que em ritmo muito aquém do desejado, a inovação no setor público vem ocorrendo há alguns anos em vários países, incluindo o Brasil.

Partindo do princípio que a inovação no setor público possui como principal objetivo transformar ideias em benefícios para a população, prezando pela geração de bem-estar para a sociedade como um todo por meio do atendimento das necessidades e expectativas dos cidadãos, é possível concluir que os efeitos da inovação podem contribuir significativamente para a geração de valor no setor público, tornando possível enfrentar a diversidade de desafios urgentes e atuais.

Nesse sentido, desde 2019, o Governo do Estado do Paraná em parceria com a cadeia produtiva da construção civil tem se dedicado ao processo de transformação e inovação digital nos projetos e obras públicas. A Estratégia BIM PR, instituída pelo Decreto Estadual nº 3.080/2019, permitiu, a partir de sua estrutura de governança, planejar e executar um conjunto de ações para o fomento e a implantação da Modelagem da Informação da Construção (BIM) nas instituições públicas estaduais.

Agora é a vez dos municípios! A publicação "BIM NAS PREFEITURAS: Primeiros Passos para Inovação Digital nas Obras Públicas" tem o objetivo de auxiliar as prefeituras no processo inicial de implantação da metodologia BIM, consolidando informações e dicas importantes oriundas da experiência e prática do próprio Governo do Estado do Paraná e dos resultados das parcerias firmadas com atores e setores da arquitetura, engenharia e construção.​​​
 

BIM NAS PREFEITURAS: Primeiros Passos para Inovação Digital nas Obras Públicas

BIM nas Prefeituras