GTEC-BIM: O Grupo Técnico da Estratégia BIM PR

BANNER MENU ESTRATÉGIA BIM PR

 SEIL/DGI - Atualizado em Janeiro de 2022

 

O Grupo Técnico (GTEC-BIM),  conforme artigo 11º do  Decreto 3.080/2019, tem a finalidade de dar suporte ao Comitê Gestor da Estratégia BIM PR, assessorando-o tecnicamente no desempenho de suas funções. O grupo, constituído por membros indicados pelos órgãos/entidades integrantes da Estratégia BIM PR, é coordenado pela Arquiteta e Urbanista do Departamento de Gestão da Inovação para Planos, Projetos e Obras (DGI) da Secretaria de Estado Infraestrutura e Logística (SEIL) e coordenadora técnica do LaBIM PR, Lucimara Lima.

O GTEC-BIM tem por função discutir e aprovar as ações para efetiva implantação do BIM no âmbito do Governo do Estado do Paraná, visando a unificação e padronização dos processos e compras públicas. Os membros do GTEC-BIM são os indicados pelos órgãos estaduais da administração direta e fundacional, que possuem atribuições de gestão, elaboração e/ou contratação de estudos, projetos e obras no âmbito do Governo Estadual. Atualmente, o Grupo é composto pela SEIL (que o preside), Superintendência Geral de Inovação (Casa Civil); ParanaCidade, Cohapar, Paraná Edificações e COMEC (SEDU); SEPL; SEFA; SETI; Fundepar (SEED), SESA e pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná.

Com encontros periódicos, o GTEC-BIM tem papel fundamental na execução das ações da Estratégia BIM PR definidas no Plano de Trabalho (2020-2021) e aprovadas pelo grupo. Dentre as ações em andamento destacam-se:

  • AMBIENTE COMUM DE DADOS EM NÚVEM para gestão de modelos virtuais e automatização parcial das análises e recebimento de projetos (CELEPAR/ CC/SGI / SEIL);
  • Pacote InfraTEC + Capacita BIM PR para renovação do parque tecnológico dos órgãos estaduais e capacitação técnica BIM de servidores e gestores dos órgãos integrantes da Estratégia BIM PR (CELEPAR / CC/SGI / SEIL);
  • LABORATÓRIO BIM DE REFERÊNCIA DO ESTADO DO PARANÁ, o LaBIM (DGI/SEIL) com equipamentos de ponta para transformá-lo em espaço de referência para implantação, padronização, normatização e capacitação e monitoramento da implantação do BIM nos órgãos e Secretarias do Estado.
  • Criação de LINHA DE FINANCIAMENTO BIM PARA OS MUNICÍPIOS PARANAENSES para aquisição de hardwares / softwares / capacitação técnica (SEIL e SEDU)

Em agosto de 2021, o GTEC-BIM discutiu e elaborou em conjunto com a Procuradoria Geral do Estado, a Minuta de Decreto, que instituirá, a partir de 2022, as condições de obrigatoriedade da adoção da metodologia BIM, bem como, a utilização de tecnologias compatíveis com os modelos virtuais nas contratações públicas de obras e serviços de arquitetura e engenharia. A referida minuta representa uma passo importante para o grupo que, além de participar ativamente do processo, definiu critérios aderentes à realidade da administração pública direta e fundacional.