2° Seminário Regional Sul de BIM 10/11/2016 - 10:50

O 2° Seminário Regional Sul de BIM aconteceu nos dias 3 e 4 de novembro, em Florianópolis, e teve a participação de aproximadamente 1000 pessoas, com a presença de 361 participantes no auditório do Teatro Pedro Ivo, 207 participações on-line individuais, e aproximadamente 400 participantes em salas de transmissão ao vivo. No primeiro dia, houve a apresentação da linha de financiamento do BRDE, com a presença do Sr. João Luiz Agner Regiani, em seguida as apresentações dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, compartilhando suas experiências em relação a implantação do BIM na esfera pública, seguidas de apresentações de empresas de arquitetura e engenharia que desenvolvem projetos em BIM nos respectivos Estados para compartilhar suas experiências. O período da tarde foi marcado pela participação do Estado do Paraná, primeiramente com as apresentações do Eng. Lídio Sasaki e da Arq. Lucimara Lima sobre o Plano de Fomento ao BIM e as atividades do LaBIM, demonstrando o que vem sendo planejado pela esfera pública para a implantação do BIM e alguns resultados dos estudos desenvolvidos pelo laboratório. Seguiu-se a apresentação dos sócios da empresa Cwbim, que mostraram a importância dos processos no desenvolvimento de projetos em BIM. À tarde também foi o momento da apresentação do prof. Scheer da UFPR que trouxe o conceito de inovação disruptiva para a discussão. E ao final do dia, foi realizada a assinatura do Termo de Cooperação entre os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O segundo dia do Seminário foi destinado às empresas para a apresentação das inovações que estão sendo desenvolvidas para o mercado. Dessa forma, a Bentley apresentou um apanhado dos softwares focando no Context Capture que gera modelos 3D com precisão a partir de fotografias digitais, a Trimble trouxe o que a empresa possui de levantamento laser scanner e a novidade que é o HoloLens e o Trimble Connect que possibilita a gestão de projetos de edificações. No período da tarde foram apresentados estudos sobre a realidade aumentada pelo TI Lab demonstrando as possibilidades dessa tecnologia, seguida de soluções MEP pela Alto QI, e no final da tarde as apresentações sobre Facility Manager pelo Archibus, e sobre o 5D, voltado à orçamentação, em obras públicas pela Softplan. E assim, o evento foi encerrado com muito sucesso trazendo o que há de estado da arte sendo desenvolvido pelas empresas fornecedoras de tecnologia, pelas discussões desencadeadas pelas empresas de arquitetura e engenharias no desenvolvimento de procedimentos e mudanças que são necessárias para a utilização do BIM e o impacto dessas mudanças dentro das esferas públicas, e como cada Estado está se organizando para esse novo momento de inovação.

Para maiores informações sobre as palestras e disponibilização das apresentações, clique aqui.