Pesquisa “BIM nas Prefeituras do Paraná 2023” 21/05/2024 - 17:19

Entre os meses de agosto e novembro as cidades de Curitiba, Cascavel, Francisco Beltrão, Cornélio Procópio, Maringá, Campo Mourão, Pitanga e Fernandes Pinheiro sediaram os eventos da Jornada BIM Paraná, projeto itinerante que teve como objetivo a capacitação básica em BIM de servidores municipais das áreas de Arquitetura, Engenharia e Construção de todas as regiões do Estado. Na ocasião houve o lançamento e a divulgação da pesquisa “BIM nas Prefeituras do Paraná 2023” com o objetivo de coletar informações a respeito da adoção do BIM nos órgãos públicos municipais.

O formulário da referida pesquisa para o levantamento dos dados ficou disponível durante três meses e recebeu contribuições até o dia 15 de dezembro de 2023. No período foram coletadas informações de 330 profissionais que atuam nas Prefeituras de 148 municípios paranaenses distribuídos em todas as regiões do Estado.

A pesquisa apontou que, entre as 148 prefeituras representadas, apenas 25,3% possui alguma iniciativa relacionada à disseminação e/ou implantação do BIM na instituição – a exemplos de cursos de capacitação, aquisição de softwares BIM, etc – , e que 65,4% nunca contratou ou elaborou projetos utilizando a metodologia BIM.

No que tange ao perfil dos profissionais que responderam os questionários, 64,2% possui formação em engenharia civil, 26,7% em arquitetura e urbanismo e 9,1% possui formação acadêmica em outras áreas da engenharia e de análise de sistemas.

Em relação às habilidades dos profissionais e conhecimento em ferramentas BIM, 56,36% afirmou possuir conhecimento em ferramentas de modelagem de projetos enquanto apenas 11,51% possui conhecimento em ferramentas de compatibilização de projetos, 4,54% em ferramentas de análise e fiscalização de projetos e 2,12% em ferramentas de gestão da informação.

De acordo com os profissionais que participaram da pesquisa, as principais barreiras para a inovação digital nos projetos e obras públicas nas instituições onde atuam são (i) a falta de capacitação em BIM contínua dos servidores, (ii) a falta de softwares BIM e (iii) a falta de equipamentos adequados (hardwares).

Ao responder a pesquisa, os profissionais contribuíram para o levantamento de dados importantes para compreensão do cenário atual da adoção da metodologia BIM nos municípios do Estado do Paraná, bem como, as dificuldades e necessidades específicas das prefeituras. A partir das informações levantadas, será possível estabelecer estratégias e ações de apoio técnico e institucional por parte do Governo do Estado, bem como dimensionar a necessidade de articulação com o Governo Federal e entidades de fomento à inovação, visando tornar o BIM uma realidade nas Prefeituras Paranaenses.

É importante destacar que o Decreto Estadual nº 10.086/2022, que regulamenta a nova Lei Federal de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/21), dedica um capítulo específico para a "Adoção de Inovações e Tecnologias para a Contratação de Obras e Serviços de Arquitetura e Engenharia”. Neste capítulo, foram definidos os critérios e condições de obrigatoriedade da adoção da metodologia BIM e a utilização de tecnologias compatíveis com os modelos virtuais a serem exigidos nas contratações públicas estaduais, bem como em ações, de mesma natureza, financiadas com recursos do Governo Estadual, definição que impacta diretamente as prefeituras paranaenses.

Vale apontar que, embora o referido decreto determine que a implantação do BIM no Governo do Estado do Paraná deverá ocorrer de forma gradual, os critérios mencionados e definidos no Decreto Estadual nº 10.086/2022 já são válidos para “elaboração de projetos de arquitetura, urbanismo e engenharia” (1ª Fase) e “execução e fiscalização de obras” (2ª Fase) tanto para instituições públicas estaduais quanto para projetos e obras com recursos públicos financeiros estaduais.

Em breve será disponibilizado um novo formulário, aprimorado e atualizado, para o levantamento dos dados de 2024 com o objetivo de aumentar a abrangência da pesquisa para obter informações mais completas a respeito da implementação do BIM nas prefeituras municipais paranaenses.

Acesse a síntese com as principais informações obtidas pela pesquisa BIM nas Prefeituras do Paraná 2023