Canal BIM PR recebe equipes do TCE-PR em nova etapa de capacitação 15/08/2025 - 12:27
Nos dias 6 e 7 de agosto, técnicos e auditores do TCE-PR participaram da 14ª Turma de Capacitação do Canal BIM Paraná. A iniciativa, que integra o 1º Ciclo de Capacitação do Canal BIM PR, foi promovida pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL-PR), por meio do Departamento de Gestão da Inovação para Planos, Projetos e Obras (DGI) e do Laboratório BIM do Paraná – LaBIM PR, em parceria com a Escola de Gestão do Paraná.
A capacitação integra o rol de ações previstas no Termo de Cooperação Técnica firmado entre as instituições e teve como objetivo aprofundar o conhecimento e fortalecer os processos internos de implantação do BIM no TCE-PR, beneficiando não somente o processo de fiscalização do Tribunal, mas aprimorando a execução de suas próprias obras.
Parceiro estratégico na disseminação da metodologia no Estado, o TCE-PR desempenha papel fundamental ao incentivar a adoção do BIM por instituições públicas do Paraná, contribuindo para maior eficiência, transparência e qualidade nos projetos e obras.
Durante o treinamento, os participantes destacaram a relevância da iniciativa. Paulo Augusto Daschevi, Coordenador de Obras Públicas do TCE-PR, ressaltou que a metodologia BIM "é uma disrupção nos procedimentos usuais de execução, projetos e obras públicas, com potencial de trazer grandes mudanças, contanto que seja feita uma implementação gradativa e com governança, principalmente baseada na capacitação e na mudança da cultura dos servidores”.
Murilo Mayer Pils Machado, Supervisor de Auditorias da COP, destacou que "a metodologia pode ser aplicada na análise de conformidade com normas técnicas, na simulação de cenários de cronograma, e na geração de evidências objetivas para auditorias, ampliando a transparência e a eficiência do controle externo".
A iniciativa faz parte de um esforço contínuo da SEIL-PR em capacitar órgãos e entidades públicas, além de promover um ambiente favorável à inovação por meio de processos estruturados, garantindo que a metodologia BIM seja efetivamente incorporada à gestão de projetos, obras e serviços de engenharia e arquitetura no setor público.