Últimas Notícias

Governo do Paraná realiza posse dos membros do CG-BIM e GTEC-BIM no Palácio Iguaçu 21/02/2020 - 17:50

Na última terça-feira, dia 18 de fevereiro, ocorreu o evento de posse dos membros do Comitê Gestor BIM (CG-BIM) e do Grupo Técnico BIM (GTEC-BIM) do Paraná, bem como a primeira reunião técnica entre os membros do GTEC BIM. O encontro foi realizado no Palácio Iguaçu e contou com a presença de Secretários de Estado e 30 técnicos de diversos órgãos estaduais.

O Decreto Estadual n° 3080/2019, assinado pelo Governador Ratinho Júnior em agosto de 2019, que instituiu a Estratégia BIM PR: Paraná Rumo à Inovação Digital nas Obras Públicas, tem como objetivo fomentar a disseminação e implantação da metodologia BIM (Building Information Modeling) no Estado até 2022 para promover a melhoria da qualidade de projetos e obras públicas. Para isso, o referido Decreto instituiu o CG-BIM, cuja finalidade é definir e orientar as ações necessárias para o alcance dos objetivos da Estratégia BIM PR e GTEC-BIM, responsável por prover subsídio técnico ao CG-BIM.

Ao longo do evento, foi realizada a posse dos membros do CG-BIM e da Secretária Executiva do Comitê, Lucimara Ferreira de Lima. Em seguida, foi realizada a aprovação do regimento interno do CG-BIM e a deliberação sobre a inclusão da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) como novo membro do Comitê. Por fim, foi realizada a posse dos membros do GTEC-BIM indicados pelos respectivos órgãos envolvidos na Estratégia BIM PR.

Conforme definido pelo Decreto, o CG-BIM será presidido pelo Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex Cruz de Oliveira, tendo como suplente, Lorreine Santos Vaccari. A Casa Civil (Superintendência Geral de Inovação – SGI) terá como titular Henrique Domakoski e, como suplente, Leonardo Weldt Franceschi. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEDU) terá como titular Francisco Luis dos Santos e, como suplente, Geraldo Luiz Farias. A Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes (SEPL) terá como titular Milton de Almeida Barbosa e, como suplente, Edgard Virmond Arruda Filho. A Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA) terá como titular João Luiz Giona Júnior. A Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR) terá como titular Reginaldo Rogério dos Santos e, como suplente, Bruno de Loyola Herides. E, por fim, a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) terá como titular Aldo Nelson Bona e, como suplente, Marcos Aurélio Pelegrina.

Ademais, em relação à composição do GTEC-BIM, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) terá como titular, Silvana Bastos Stumm e, como suplente, Glauco Tavares Luiz Lobo. A Casa Civil (Superintendência Geral de Inovação – SGI) terá como titular Thiago Rodrigo da Silva e, como suplente, Leonardo Weldt Franceschi. Pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEDU), o PARANACIDADE terá como titular Fernando Domingues Caetano e, como suplente, David Piozevan Pierin; a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC) terá como titular Milton Luiz Brero de Campos e, como suplentes, Eloir Ernani Alberti Jr e Fernanda Caroline; a Paraná Edificações (PRED) terá como titular José Renato Gubert e, como suplentes, Isaura Marques de Souza Uhmann e Silvia Rosa Rolim de Moura Januário; e a Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR) terá como titular Fabian Guasque Welte e, como suplente, Patrícia Zanlorenzi. A Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes (SEPL) terá como titular Milton de Almeida Barbosa e, como suplente, Edgard Virmond Arruda Filho. A Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA) terá como titular Raphael Gomes Brasil e, como suplente, Juliano Antônio Rodrigues Padilha. A Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação Do Paraná (CELEPAR) terá como titular Reginaldo Rogério dos Santos e, como suplente, Bruno de Loyola Herides. Por fim, a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) terá como titular Marcos Aurelio Pelegrina e, como suplente, Paulo Renato Parreira.

Uma vez encerrada a posse dos membros do CG-BIM e do GTEC-BIM, teve início a primeira reunião técnica entre os membros do GTEC-BIM, cuja finalidade foi a discussão preliminar do planejamento das ações estratégicas e etapas a serem desenvolvidas pelo GTEC-BIM. Primeiramente, foram abordados os planos de implantação BIM que vêm sendo desenvolvidos por cada um dos órgãos que integram a Estratégia BIM PR e, em seguida, foi apresentada a proposta de capacitação dos servidores públicos no que se refere à compreensão e alinhamento conceitual acerca da metodologia BIM.

A reunião foi encerrada com a apresentação da proposta preliminar de estruturação de um Ambiente Comum de Dados (ACD), o qual vem sendo discutido entre as equipes da SEIL e da CELEPAR, com a finalidade de viabilizar a gestão da informação, a automatização na análise dos projetos, a submissão eletrônica dos modelos, e a transparência de todo o processo de contratação e fiscalização dos projetos e obras do Estado do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS