LaBIM PR recebe representantes de Rondônia e Guaíra para troca de experiências no processo de implantação do BIM 05/05/2025 - 15:22
No dia 30 de abril de 2025, equipes do Governo do Estado de Rondônia e da Prefeitura Municipal de Guaíra participaram de uma visita técnica ao Departamento de Gestão da Inovação para Planos, Projetos e Obras (DGI-SEIL) e Laboratório BIM do Paraná (LaBIM-PR). A agenda incluiu apresentações acerca da trajetória do Laboratório BIM do Paraná e adoção de Tecnologias Compatíveis com o BIM, com destaque para o caso da Ponte de Guaratuba, primeiro Projeto Piloto de apoio à fiscalização de execução de obra a partir do modelo BIM.
A comitiva de Rondônia contou com a presença do Eng. Clauzerino Junior (SEOSP/RO), Eng. Francisco Meleiro Neto (DER/RO) e Eng. Francisco Thames (DER/RO) e permitiu a continuidade do diálogo iniciado entre os Estados no "IX Fórum Nacional de Parcerias e Transferências da União", organizado pelo Governo Federal em junho de 2024, e que contou com a com a participação de Lorreine Vaccari, diretora do DGI-SEIL. O encontro das equipes teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre o processo de fomento e as estratégias para implementação da metodologia BIM no Governo do Estado do Paraná, visando a transformação digital em projetos e obras públicas. Além disso, a visita reforçou a relação de colaboração entre instituições públicas estaduais.
A Prefeitura Municipal de Guaíra — representada pelo Secretário Municipal de Planejamento, eng. Vinicius Volpatto; pela Diretora de Habitação, arq. Fernanda Bialeski; pela Diretora de Obras, eng. Letícia Albuquerque; e pela eng. Adriele Zanco Colcetta — já vem participando ativamente das iniciativas de capacitação promovidas pela SEIL, nas duas edições da Jornada BIM PR e no Canal BIM PR. A Prefeitura Municipal de Guaíra será a primeira a participar da “Consultoria Técnica Pública BIM”, novo formato de atendimento, apoio e orientação técnica especializada em BIM para o setor público, prestado pela equipe do DGI-SEIL e LaBIM-PR voltado a instituições públicas.
O encontro foi extremamente produtivo, uma vez que a troca de informações e o compartilhamento de práticas fortalecem a construção de estratégias mais sólidas para a adoção do BIM. Essas iniciativas permitem a formação de uma rede colaborativa entre órgãos públicos comprometidos com a modernização de seus processos e a melhoria de projetos e obras públicas.