É com grande satisfação que a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL) disponibiliza para Consulta Pública o
Protocolo BIM PR
. A referida Consulta tem por objetivo a divulgação do documento técnico e o recebimento de contribuições de todos os interessados na temática BIM que deverão ser submetidas por meio do formulário a seguir, até o dia 08/12/2025.
O Protocolo BIM PR marca o momento em que a SEIL estabelece as diretrizes gerais relacionadas à metodologia BIM e confere autonomia às instituições estaduais para detalhar suas necessidades específicas em relação aos projetos e obras públicas que serão desenvolvidos com o uso da metodologia e tecnologias compatíveis com o BIM.
No que tange o aspecto técnico e normativo, os referidos documentos foram fundamentados nos conceitos e princípios estabelecidos na norma ISO 19650, que tem por premissa o gerenciamento e a produção da informação durante todo o ciclo de vida dos empreendimentos, e baseiam-se nas premissas do OpenBIM, que fomenta a interoperabilidade, transparência e colaboração entre diferentes plataformas, assegurando maior integração e confiabilidade nas informações compartilhadas.
Clique aqui para fazer o download do Protocolo BIM PR
As demais instituições do Estado do Paraná estão elaborando seus próprios cadernos técnicos, em consonância com as diretrizes gerais estabelecidas no Protocolo BIM PR. A Secretaria de Estado das Cidades (SECID/PR), a Portos do Paraná e a Prefeitura Municipal de Curitiba em parceria com o IPPUC, também estão disponibilizando seus respectivos documentos para consulta pública, apresentando orientações e requisitos específicos voltados às suas áreas de atuação e fortalecendo a implementação coordenada da metodologia BIM no âmbito estadual.
Caderno BIM SECID/PR
O Caderno BIM da Secretaria de Estado das Cidades (SECID/PR) é um instrumento técnico e normativo que consolida os princípios e diretrizes da metodologia BIM, tendo como base o Protocolo BIM PR. O documento adapta as diretrizes estaduais ao contexto das contratações públicas de edificações, incorporando a experiência da SECID/PR na aplicação prática do BIM em projetos e obras públicas, visando promover a qualidade dos empreendimentos e aperfeiçoar os procedimentos de fiscalização.
Clique aqui para fazer o download
Caderno BIM Portos do Paraná
O Caderno BIM da Portos do Paraná é um instrumento técnico e normativo que consolida as diretrizes gerais do Protocolo BIM PR, aplicadas ao contexto da infraestrutura portuária. O documento reflete a evolução da maturidade BIM no órgão, incorporando experiências obtidas em contratações públicas, e tem como objetivo orientar as empresas contratadas quanto aos procedimentos para elaboração de estudos e projetos de obras públicas que demandem a aplicação da metodologia BIM, promovendo integração, padronização de processos e transparência na gestão.
Clique aqui para fazer o download
Caderno BIM PMC
O Caderno BIM da Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC) é um instrumento técnico e normativo que consolida os princípios e diretrizes da metodologia BIM, tendo como base o Protocolo BIM PR. O documento aplica as diretrizes estaduais ao contexto institucional e operacional da administração municipal.
Disponível em breve
Orientações de preenchimento do formulário:
- Após o preenchimento do Formulário on-line certifique-se de que o mesmo foi enviado;
- Preencha o Formulário e envie seus comentários durante o período em que a Consulta Pública estiver aberta ao recebimento de contribuições;
- As contribuições recebidas fora do prazo, ou que não forem enviadas por meio de Formulário, não serão consideradas para efeito de elaboração do texto final do documento;
- A insuficiência ou imprecisão das informações prestadas neste Formulário poderão prejudicar a sua utilização;
- As sugestões recebidas não serão objeto de resposta, ficando arquivadas para uso interno. Encerrada a Consulta Pública, será emitida uma Nota Técnica por parte do DGI/SEIL referente às contribuições recebidas;
- É possível o envio de até 10 contribuições por vez, caso deseje enviar mais, é necessário o preenchimento de um novo formulário.