Jornada BIM PR 3.0: Presente e Futuro das Obras Públicas o impulsiona inovação digital nas obras públicas dos municípios paranaenses 25/11/2025 - 17:04

A Jornada BIM PR 3.0 – Presente e Futuro das Obras Públicas reuniu, nos dias 04 e 05 de novembro, servidores públicos municipais, estaduais, federais e profissionais da cadeia produtiva da construção civil no Centro de Eventos do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), em Curitiba, para dois dias de aprimoramento do conhecimento e troca de experiências e debates sobre a adoção da Modelagem da Informação da Construção (BIM) no setor público.

A iniciativa integra uma ação estratégica do Governo do Paraná promovida pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL), em parceria com a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (SEAP), Escola de Gestão do Paraná (EGP), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Superintendência Geral de Governança de Serviços e Dados (SGSD), com o objetivo de fomentar a transformação digital com foco em projetos e obras públicas, conforme preconizado pelo Decreto Estadual nº 10.086/2022.

A programação contou com painéis voltados para a atualização técnica e apresentação de casos práticos de implementação do BIM no setor público. Os temas abrangeram desde o marco legal e aplicável às contratações públicas até estratégias de adoção gradual do BIM, governança para o processo de implementação BIM e planejamento de obras públicas com o uso da metodologia.

No primeiro dia, o foco esteve na discussão do Marco Legal para Inovação na Contratação de Obras Públicas, com apresentação do Procurador do Estado do Paraná Dr. Hamilton Bonatto, seguida de um painel sobre Ações de Fomento ao BIM no âmbito federal, estadual e de instituições parceiras, como o Ministério da Gestão e da Inovação e, Serviços Púbicos (MGI), a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). O painel também reuniu experiências do BIM Fórum Brasil e dos Conselhos Profissionais, CAU-PR e CREA-PR, no apoio à qualificação técnica de profissionais das áreas de arquitetura e engenharia.

Ainda durante o primeiro dia, a Diretora do Departamento de Gestão da Inovação da SEIL, Lorreine Vaccari, abordou as ações da Estratégia BIM PR e anunciou a abertura da Consulta Pública do Protocolo BIM Paraná, documento técnico que estabelece diretrizes gerais para a aplicação da metodologia BIM no Estado, definindo princípios comuns para a contratação e o desenvolvimento de projetos, ao mesmo tempo em que preserva a autonomia das instituições públicas estaduais para detalhar suas necessidades em seus processos internos.

Além do Protocolo BIM PR, também foram disponibilizados para Consulta Pública os Cadernos BIM da SECID-PR, Portos do Paraná e Prefeitura Municipal de Curitiba, todos desenvolvidos em parceria com o Laboratório BIM do Paraná. O período de consulta segue aberto entre os dias 04 de novembro e 08 de dezembro, para sugestões e contribuições por parte de todos os interessados.

O segundo dia de evento teve início com a participação de representantes dos Estados do Piauí e de São Paulo, que apresentaram suas experiências no processo de implementação do BIM nos Governos Estaduais. A fala dos representantes do da Secretaria de Planejamento do Piauí, Deusdete Lucas e Tom Munique, destacou o papel fundamental das relações interinstitucionais no processo inicial de adoção do BIM, uma vez que reduzem a curva de aprendizado a partir do compartilhamento de experiências e otimização de ações conjuntas. Rita Giaimo, representante de São Paulo, abordou a importância da gestão da informação, conforme preconizado pela ISO 19650 e destacou a integração do BIM com o GIS (Sistema de Informações Geográficas) para realizar análises geoespaciais precisas, otimizando o planejamento territorial e fortalecendo a sustentabilidade dos empreendimentos da Companha de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). E,

Na sequência, o painel BIM nas Obras Públicas do Governo do Paraná, trouxe casos de sucesso e projetos piloto em andamento, além da apresentação das diretrizes BIM do Governo do Estado, agora consolidadas no Protocolo BIM PR. Também foram abordados Editais e Termos de Referência para contratações públicas em BIM, encerrando com uma discussão entre integrantes do GTEC-BIM PR sobre as práticas de fiscalização de projetos em BIM nas contratações públicas paranaenses de edificações e de infraestrutura rodoviária.

Por fim, o painel BIM nas Prefeituras do Paraná, contou com a presença de representantes de Guaíra (Eng. Vinicius Volpatto), Prudentópolis (Eng. Mateus Zaroski e Curitiba (Eng. Julianna Crippa e Arq. Juliano Coimbra), que trouxeram os resultados impressionantes alcançados no processo inicial de implantação do BIM em projetos públicos municipais.

De acordo com dados da Escola de Gestão do Paraná, responsável pela certificação dos alunos, foram mais de 430 técnicos inscritos de todo o Estado do Paraná.

Acesse a programação completa e o conteúdo das palestras aqui.

GALERIA DE IMAGENS