Estudo de Traçado Rodoviário: PR 151 com PR 090

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SEIL/DGI - Atualizado em maio de 2022 

 

 

RESPONSÁVEIS: LaBIM e GT-BIM DER

USOS BIM: Capacitação básica na ferramenta Quantm; Comparação entre método tradicional de projeto e o “método tecnológico”; e Avaliação das possibilidades aplicação da ferramenta para as demandas do DER.

SOFTWARES: Trimble Quantm

INÍCIO DA ATIVIDADE: 2016

 

CONHEÇA O PROCESSO

Por meio da parceria firmada entre SEIL e a empresa desenvolvedora de tecnologias Trimble, foi possível planejar uma Operação Assistida para que o GT-BIM do DER e técnicos do LaBIM da SEIL tivessem a oportunidade de testar a ferramenta Quantm, indicada para realização de estudos de traçados rodoviários.

A Operação Assistida consistia na elaboração de novo traçado rodoviário, com aproximadamente 15 km, para interligação entre a PR-151 e a PR-090 em Castro, com os seguintes objetivos: (i) capacitação básica na ferramenta Quantm, (ii) comparação entre método tradicional de projeto e o “método tecnológico” e (iii) avaliação das possibilidades aplicação da ferramenta para as demandas do DER.

A ferramenta Quantm, uma vez alimentada com informações como, Modelo Digital do Terreno (MDT), áreas de preservação ambiental, perímetro urbano, hidrologia, parâmetros de custos e demais informações técnicas, forneceu visualmente um conjunto de possibilidades de traçado rodoviário e seus respectivos custos estimados.

A fase subsequente é denominada “calibração”, e trata do refinamento das informações adicionadas. Nesta fase, o conhecimento e experiência dos profissionais gabaritados do DER foi imprescindível para que a ferramenta pudesse operar com dados devidamente filtrados e gerar cenários confiáveis.

Os parâmetros inseridos na ferramenta passaram por várias rodadas de refinamento até que se obtivesse o resultado mais assertivo e viável do ponto de vista técnico e econômico. A calibração foi dividida em 7 etapas, que resultaram 35 cenários e um total 385 opções de traçado. Além disso, a partir do conjunto de informação inserido, o software pode identificar os locais onde seria necessária a construção de obras de arte corrente e especial, possibilitou a definição de limites e dimensões de pontes, viadutos, contenções e a análise de movimentação de solo.

Ao final, foi realizada uma comparação de perfis longitudinais entre um traçado desenvolvido por projetista e outro, correspondente, apontado pelo Quantm. Os resultados da comparação indicaram semelhança entre os traçados, com a diferença que o software apresenta vantagens relacionadas ao tempo empregado para a elaboração do traçado e quantidade de variações avaliadas.

Outro uso potencial da ferramenta é a possibilidade de análise dos custos, através da identificação de alternativas de traçado mais e menos atrativas do ponto de vista econômico identificadas por meio de diferentes cores.

Utilizando o método tradicional, esses resultados seriam alcançados em aproximadamente 30 dias e com um custo superior. A comparação feita ao final do treinamento, mostrou que a ferramenta possibilitaria cerca de 8,6% de redução no custo previsto pelo método usual. Ainda, constatou-se que esse resultado poderia ter sido intensificado caso fosse utilizado um MDT com melhor resolução, pois quanto maior a qualidade dos dados de entrada, melhores as opções de traçado sugeridas pelo software.

 

RESULTADOS OBTIDOS

  • Traçado rodoviário definido a partir da utilização da ferramenta bastante similar ao definido pelo método tradicional
  • Geração de uma diversidade de alternativas de traçados rodoviários viáveis (Calibração em 7 etapas com geração de 35 cenários e 385 diferentes traçados)
  • Definição preliminar da necessidade de obras de arte correntes e especiais
  • Definição preliminar de limites e dimensões de pontes e viadutos, muros de arrimo e movimentação de terra
  • Redução de 8,6% do custo previsto pelo método tradicional (R$ 6 milhões)
  • Produção: 5 dias (método tecnológico) x 30 dias (método tradicional)

 

GALERIA DE IMAGENS

  • Estudo de Traçado Rodoviário
    Estudo de Traçado Rodoviário
    Estudo de Traçado Rodoviário
    Estudo de Traçado Rodoviário
    Foto: DGI

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    Foto: DGI

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    Foto: DGI

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