10ª Reunião do GTEC-BIM 29/11/2022 - 17:29

A 10ª Reunião do Grupo Técnico BIM do Paraná (GTEC-BIM), que aconteceu no último dia 10 de novembro na sede da CELEPAR, teve como objetivo discutir o status das Ações de Aceleração da Estratégia BIM PR, em especial o Decreto Estadual nº 10.086/2022, que torna obrigatória a adoção da metodologia, bem como a utilização de tecnologias compatíveis com o BIM nas contratações públicas de obras e serviços de arquitetura e engenharia, inclusive as financiadas com recursos do Governo Estadual e, também, o andamento do processo licitatório de contratação de Ambiente Comum de dados para o Governo do Estado do Paraná.

O Decreto Estadual nº 10.086/2022 regulamentou a Adoção Gradual do BIM, estruturada em três fases de implantação, conforme o “Roadmap” da Estratégia BIM PR previamente discutido e aprovado pelo GTEC-BIM em 2021. De acordo a arquiteta Lucimara Lima, Coordenadora do Grupo Técnico, foram observados avanços em todos os eixos: Governança, Infraestrutura Tecnológica, Legislação Estadual, Regulamentação Técnica, Investimentos, Capacitação, Comunicação e Articulação Institucional, conforme demonstra a imagem a seguir:

Adoção Gradual do BIM entre 2021-2022

Fonte: Departamento de Gestão da Inovação para Planos Projetos e Obras (DGI), 2022

Para o próximo período espera-se a continuidade das ações em andamento com a expectativa de alcançar o pleno funcionamento do Ambiente Comum de Dados do Governo do Estado do Paraná até 2025 e a utilização de Gêmeos Digitais em 2026.

Além do detalhamento das fases de implantação o decreto em questão também definiu os critérios para a contratação de obras e serviços de arquitetura e engenharia com a exigência do uso da metodologia BIM, dentre os quais está o critério de “Alta Relevância Técnica”, que começa a ser discutido entre os membros do GTEC.

O Decreto Estadual nº 10.086/2022 também atribui à SEIL a responsabilidade de avaliar a maturidade BIM no estado do Paraná. Lucimara esclarece que, neste momento, não existe uma metodologia que atenda plenamente a realidade da esfera pública, uma vez que as metodologias existentes foram desenvolvidas, quase que exclusivamente, para os processos de elaboração de projetos.

Nesse sentido, o DGI/SEIL iniciou pesquisas e estudos para o desenvolvimento de uma nova metodologia, elencando os principais aspectos relevantes a serem avaliados e contemplando não apenas a elaboração de projetos, mas também as políticas públicas de implantação e desenvolvimento do BIM nas instituições públicas estaduais. Em paralelo, a SEIL, por meio do Termo de Cooperação Técnica firmado com o SENAI-PR, tem avaliado a possibilidade de contar com os serviços de consultoria do Profº Bilal Succar, reconhecido internacionalmente por seus trabalhos relativos à Maturidade BIM. A expectativa é a criação de uma nova metodologia, que deverá ser aplicada como piloto em uma das Secretarias ainda no primeiro semestre do próximo ano.

A arquiteta e urbanista Lorreine Santos Vaccari, Diretora do DGI/SEIL, observou que o decreto que instituiu a Estratégia BIM PR (3080/2019) previa o fomento e a implantação do BIM até 2022 e que o Governo do Estado do Paraná conseguiu implementar o BIM, em níveis distintos, em todos os órgãos integrantes da Estratégia BIM PR, reafirmando a importância da atualização e alinhamento do Decreto 3080/2019 com o Decreto 10.086/2022.

Na sequência, Mariceli Duarte Foronda (Gestora de Produtos da CELEPAR) e Elcio Marcowcx (Gerente de Produtos da CELEPAR), apresentaram o andamento da Contratação do Ambiente Comum de Dados para o Estado do Paraná e Plano de Negócios da CELEPAR. As apresentações abordaram a cronologia das ações realizadas conjuntamente entre CELEPAR e GTEC BIM, as referências utilizadas pela equipe da CELEPAR para o entendimento do ACD e a definição dos requisitos que foram objeto de avaliação na Prova de Conceito, além de uma visão geral do Plano de Negócios, que ainda passará por aprimoramentos a fim de melhor atender as necessidades do Governo do Estado do Paraná.