Últimas Notícias

1° Reunião técnica da Chamada Pública SEIL n° 001/2017 09/02/2018 - 15:00


Foi realizada nesta quinta-feira, dia 08 de fevereiro, a primeira reunião técnica das instituições que se credenciaram no processo da Chamada Pública SEIL n° 001/2017.
Essa reunião foi dividida em duas partes, a primeira com o intuito de recepcionar as instituições e oportunizar a apresentação de todos. E uma segunda parte para apresentar o Plano de Fomento e os trabalhos que vem sendo desenvolvidos no LaBIM e ao final uma proposta de Plano de Trabalho conjunto e colaborativo, objeto da Chamada Pública. O encontro foi realizado na sala de reuniões da Paraná Edificações com participação presencial e por webconferência com as empresas que se encontram em outros estados.
Iniciou-se a reunião com as palavras do Sr. Lidio Sasaki, diretor do Departamento de Gestão de Projetos e Obras (DGPO) que colocou a importância das três linhas de apoio trabalharem juntas: a academia, as empresas de softwares e as empresas AEC. E essa é uma oportunidade criada pelo nosso maior incentivador Sr.José Richa Filho, Secretário de Infraestrutura e Logística. O Secretário falou sobre a evolução da tecnologia, e que o papel do Estado não é impor, mas trabalhar junto para encontrar as melhores soluções. A facilidade de visualização e entendimento dos projetos é importante para todo o processo de construção. Apontou o sucesso da iniciativa e agradeceu a presença das instituições interessadas na melhoria dos projetos e obras públicas.
Em seguida foram feitas as apresentações das instituições participantes, iniciando com a Marina Mueller representando a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) que falou das atividades e estruturação que vem sendo realizada na instituição. Seguida do Sr. Fabio Freire da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) que discorreu sobre a organização institucional e do curso de especialização com ênfase em BIM que construíram em Apucarana e que esse ano trouxeram à Curitiba. Apresentou em seguida o Sr. Rodrigo Susuki e a Sra. Hitomi Mukai da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) que colocaram as dificuldades da implantação do BIM na instituição. Após essa apresentação iniciaram-se as apresentações das empresas AEC, com o Sr. Leandro Brito da CWBIM que falou sobre o processo de engenharia utilizando o BIM. Infelizmente os participantes à distância não conseguiram apresentar por dificuldades nas instalações de vídeo e microfone. Na sequência foi apresentado o trabalho da M4Mais pela Sra. Ingrid Zimermann que abordou o processo de adoção do BIM na empresa e os obstáculos encontrados.
Em seguida foi feita a apresentação da empresa desenvolvedora de softwares Alto QI, representada pelo Sr. Rodrigo Koerich que trouxe as soluções da empresa: o QI Builder e o Eberick.
E por fim, as apresentações das empresas de infraestrutura. Primeiramente a Engefoto representada pela Sra. Jacqueline Melo que apresentou os trabalhos da empresa e a importância da visualização 3D dos modelos e a Egis representada pelo Sr. Philippe Grisez que apresentou a empresa Egis e sua abrangência mundial, e colocou a importância e as possibilidades de desenvolvimento dos trabalhos em BIM voltados à projetos lineares.
Para a segunda parte foi feita uma apresentação pela Arquiteta Lucimara Lima, coordenadora do LaBIM PR, que falou sobre o Plano de Fomento ao BIM e de alguns estudos do LaBIM. Ao final a Arquiteta Melissa M. Yamada, coordenadora do Plano de Fomento, apresentou uma proposta de Plano de Trabalho conjunto para edificações e para infraestrutura, baseado no perfil e no potencial de cada instituição e separados em temas para discussão. A proposta foi aceita e agendada uma próxima reunião para os dias 20 e 21 de fevereiro para o refinamento da agenda. O evento contou também com a participação dos Grupos de Trabalhos BIM da PRED e do DER, representados respectivamente por seus coordenadores Sr. Jose Renato Fonseca Gubert e Sra. Janice Kazmierczak Soares. Estavam presentes também a Sra. Andrea Abrão diretora geral da SEIL e o Sr. Glauco Tavares Luiz Lobo do DER. E na webconferencia estavam presentes Sr. Arthur Brazil Stersa Versoza da Engebrazil Engenharia Elétrica Ltda., a Sra. Mariana Zibetti da MEP Arquitetura e Planejamento Ltda.,Sr. Floris Uyttenhove da NÓS e Marcello Moraes e Conrado Rabelo da PNM Tecnologia, que infelizmente não puderam apresentar, sendo reagendada essas apresentações para a próxima reunião.

GALERIA DE IMAGENS