1º Encontro Técnico para retomada das atividades do GT-BIM/DER 29/03/2019 - 10:20

Nesta quinta-feira, dia 28 de março de 2019, o Departamento de Gestão de Projetos e Obras da SEIL, em conjunto com o DER-PR, realizou o 1º Encontro Técnico para retomada dos trabalhos com GT BIM DER. O evento contou com a participação da Chefe da Coordenação de Gestão de Planos e Programas de Infraestrutura e Logística da SEIL, Josil Baptista, do Diretor Geral do DER, João Alfredo Zampieri, do Diretor de Planejamento Alberto Santa Rosa, do Diretor Técnico Glauco Tavares Luiz Lobo e dos integrantes GT BIM DER e do LaBIM PR.

Como convidados externos, estiveram presentes representantes da Universidade Federal do Paraná, Prof. Dr. Sergio Scheer; da Comissão Regional de Obras (CRO-5) do Exército Brasileiro, Ten. Fernanda Brocardo, Emerson Montebelles e Marcos Santos; e da empresa Francesa Egis, João Guilherme Alves (BIM Manager), Hellisson Malgarezi (Eng. da área de ferrovias e transporte de cargas ) e Alexandre Bozzi (Gerente de projetos).

A Chefe do Departamento de Gestão de Projetos e Obras, Arquiteta e Urbanista Lorreine Santos Vaccari fez a abertura do evento, agradeceu a presença de todos, especialmente dos convidados externos e palestrantes e destacou a importância da retomada dos trabalhos do GT BIIM DER com o LaBIM PR e os parceiros de cooperação técnica da SEIL presentes no evento.

Na sequencia o Prof. Dr. Scheer, grande entusiasta do BIM, fez uma breve explanação sobre a origem e avanços da metodologia BIM e, em seguida, abordou a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM no Brasil, definida pelo Decreto Federal nº 9733/2018 , reforçando as metas estabelecidas no documento Estratégia BIM BR disponível em: http://www.mdic.gov.br/images/REPOSITORIO/sdci/CGMO/26-11-2018-estrategia-BIM-BR-2.pdf.

O Professor destacou que, de acordo com a Estratégia Nacional BIM BR, a partir de janeiro de 2021, os projetos de obras de grande vulto que envolvam recursos federais deverão ser elaborados em BIM para as disciplinas de estrutura, hidráulica, AVAC e elétrica, para detecção de interferências, para a extração de quantitativos e geração de documentação gráfica. Em janeiro de 2024, os modelos deverão contemplar também algumas etapas de obra, como o planejamento da execução e o as built. Já em janeiro de 2028, o BIM passará a abranger todo o ciclo de vida da obra, incluindo os serviços de operação e manutenção do empreendimento.

A segunda palestra contou com a fala do BIM Manager da empresa Egis, João Guilherme Alves Correa, que apresentou alguns trabalhos realizados em BIM pela empresa na França e no Brasil, incluindo a modelagem de 4km do trecho 1 da rodovia PR 323, desenvolvida como projeto piloto da cooperação técnica entre SEIL e Egis.

O Evento foi encerrado com a interação dos participantes com os palestrantes e o compromisso da SEIL de definir as próximas etapas para o desenvolvimento dos trabalhos com o GT BIIM DER PR.

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE