5ª reunião do GTEC-BIM PR 11/03/2021 - 12:00

Na terça-feira, dia 02 de março, ocorreu por meio de videoconferência, a quinta reunião do Grupo Técnico BIM do Paraná (GTEC-BIM PR). A reunião teve como objetivo a apresentação do Plano de Implantação BIM da Paraná Edificações e, também, o acompanhamento dos Planos de Implantação BIM do DER, PARANACIDADE e COHAPAR.

Dando início à reunião a arquiteta urbanista Lucimara de Lima, Coordenadora do GTEC-BIM, contextualizou os participantes acerca dos assuntos a serem tratados na ocasião.

Na sequência, a arquiteta urbanista Silvia Rolim iniciou sua apresentação sobre o Plano de Implantação BIM na Paraná Edificações demonstrando o histórico da instituição com a metodologia BIM, identificando os pontos críticos e os ganhos esperados ao longo do processo de implantação, além de apresentar o Grupo de Trabalho BIM-PRED (GT BIM PRED) e as fases de implantação do BIM previstas pelo Plano.

Dando continuidade à reunião, a engenheira Silvana Stumm e a arquiteta urbanista Melissa Midori Yamada apresentaram as ações desenvolvidas no DER em 2020 e as propostas definidas para 2021, que compreendem a aquisição de novos equipamentos e softwares, especialmente aqueles voltados para o estudo de traçado rodoviário, e o início das discussões para a contratação de um novo sistema de gestão de projetos e obras para o DER, caracterizando um momento propício para a inclusão do BIM em todos os processos.

Os representantes da COHAPAR, Fabian Guasque Welte e Patrícia Zanlorenzi, destacaram o processo de aquisição de hardwares e softwares BIM pela instituição, bem como o início da capacitação dos integrantes do LaBIM Cohapar, ambiente de Pesquisa & Desenvolvimento em BIM recém estruturado na Companhia.

David Piozevan Pierin e Roberta Gonçalves, representando o PARANACIDADE, apresentaram os desafios identificados e as perspectivas dos Grupos de Trabalho BIM instituídos destacando as metodologias de trabalho adotadas para o aprimoramento técnico, entre elas, o desenvolvimento de projetos piloto BIM em parceria com prefeituras municipais e a SEIL.

A Diretora do Departamento de Gestão da Inovação da SEIL (DGI/ SEIL), Lorreine Vaccari, manifestou sua satisfação em observar o engajamento das equipes para a concretização das atividades planejadas e acrescentou que, mesmo diante de dificuldades, as atividades planejadas no âmbito da Estratégia BIM PR tiveram continuidade e apresentam um bom andamento.

Além das instituições integrantes da Estratégia BIM PR, a reunião contou com a presença de convidados externos da FUNDEPAR, Sérgio Soto e Giselle Luzia Dziura, e da PARANÁ EDUCAÇÃO, Angela Kawka.