Abertura da Jornada BIM 3.0: Presente e Futuro das Obras Públicas 27/10/2025 - 18:30
Nesta segunda-feira, dia 27 de outubro, foi realizado no Salão dos Atos do Palácio Iguaçu, a Cerimônia de Abertura da 3ª edição da Jornada BIM Paraná: Presente e Futuro das Obras Públicas. O evento contou com a presença de importantes autoridades do Governo do Estado do Paraná, entre elas o Secretário-Chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, representando o Governador Carlos Massa Ratinho Júnior e o Secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, que preside o Comitê Gestor da Estratégia BIM Paraná.
A Diretora do Departamento de Gestão da Inovação para Planos, Projetos e Obras, Lorreine Vaccari foi a primeira a subir ao palco e afirmou que “a Jornada BIM Paraná 3.0 marca um momento importante da Estratégia BIM PR focada na reestruturação da infraestrutura tecnológica das Secretarias a partir da aquisição do Ambiente Comum de Dados Único do Estado e de um conjunto de softwares BIM especialistas para análises, orçamentação, planejamento e fiscalização de obras. Além disso, estamos ampliando parcerias estratégicas e iniciativas para a ampliação da adoção gradual do BIM no Estado do Paraná como um todo, incluindo os municípios”.
No evento, foram anunciados R$ 55 milhões em investimentos e novas ações, com previsão de reforço dos Escritórios de Projetos Executivos de Engenharia e Arquitetura (Projetek), que possibilita a capacitação de equipes técnicas para a elaboração de projetos públicos para municípios com menos de 30 mil habitantes.“É um investimento importante. A maior contribuição do Projetek não é apenas o projeto que entregamos ao município, mas a formação de pessoas na prática, com aprendizagem e mão na massa, fazendo projetos. Deixamos como legado não só as obras, mas um grupo cada vez maior de pessoas qualificadas e capacitadas”, comentou o Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Aldo Bona.
Durante a cerimônia foi anunciada a previsão de pós-graduação para servidores públicos em uso do modelo BIM. O curso, em formato híbrido e previsão de aulas práticas realizadas em polos regionais nos municípios, será coordenado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e conduzido em conjunto com a Universidade Virtual do Paraná (UVPR).
O Deputado estadual Fábio Oliveira, Coordenador da Frente Parlamentar BIM PR comentou sobre o Projeto de Lei nº 816/2025, de sua autoria, que visa consolidar o Paraná como referência nacional em inovação e governança. O projeto propõe a criação do Selo BIM Paraná, certificação concedida a empresas que comprovem, a partir da análise do GTEC-BIM PR, o uso qualificado da metodologia em projetos contratados pelo poder público. “Com o Selo BIM Paraná, queremos valorizar as empresas que investem em tecnologia, planejamento e transparência. É uma forma de reconhecer quem entrega eficiência e inovação ao Estado”.
Conforme destacou Sandro Alex, Secretário de Infraestrutura e Logística, “O Paraná foi pioneiro na adoção da modelagem BIM em seus projetos, assegurando maior eficiência, economia de tempo e melhor aplicação de recursos públicos”. Como exemplo de sucesso, ele citou a Ponte de Guaratuba, totalmente projetada em BIM, permitindo transparência em todas as etapas da obra, controle eficiente dos investimentos e acompanhamentos detalhado pelos órgãos competentes.
Diversas parcerias foram anunciadas durante o evento. Entre elas, a Cooperação Técnica entre o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e o Comitê Gestor BIM PR; e as parcerias da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL) com a Procuradoria Geral do Estado do Paraná (PGE-PR), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) CREA-PR e com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-PR).
Estiveram no evento também Alex Canziani, Secretário da Inovação e Inteligência Artificial; Ivens Linhares, Presidente do Tribunal de Contas do Paraná; Fábio Oliveira, Deputado Estadual e Presidente da Frente Parlamentar BIM PR; Fernando Furiatti, Diretor-Presidente do DER-PR; Luiz Fernando Garcia, Diretor-presidente do Portos do Paraná; André Gonçalves, Presidente da Ferroeste; Camila Mileke Scucato, Superintendente Executiva do Paranacidade; o Superintendente Geral de Governança de Serviços e Dados, Leandro Moura.
Representando o Estado do Piauí, esteve presente a Superintendente de Monitoramento Estratégico na Secretaria de Planejamento do Piauí (SEPLAN-PI), Gabriela Celso Vasconcelos e representando o Estado de Santa Catarina, a diretora Diretora de Projetos de Obras Civis da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina, Patrícia Winter.
Estiveram presentes também o Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU PR), Walter Gustavo Linzmeyer e o Assessor Governamental e Empresarial da Presidência do Conselho Regional de Engenheria do Paraná (CREA PR), Euclésio Manoel Finatti.




















