Últimas Notícias

Abertura de discussões do Caderno de Especificação Técnica para Contratação de Projetos em BIM 23/05/2018 - 15:30

Nesta terça-feira, dia 22 de maio de 2018 foi realizada a abertura das discussões do Caderno de Especificação Técnica para Contratação de Projetos em BIM. Foi dividida em um primeiro momento com a equipe da Paraná Edificações, seguida de encontro com os participantes da Chamada Pública SEIL n° 001/2017.
O encontro teve a participação da Paraná Edificações representada pelo Diretor Geral Fernando Antonio Maia Camargo, Diretor de Obras Marlon Eduardo Rodrigues, Gerente de Qualidade Silvia Rosa Rolim de Moura Januario, Gerente de Projetos Isaura Marques de Souza Uhmann e fiscal de obra Marcel Farinha. Contou ainda com a participação da Mônica Tabor Druszcz da Sanepar, do Bernardo Perna e Sandra Cristina Ramos Sgarbi da Copel, de Sergio Scheer da UFPR, Leandro Brito de Gouvêa da CWBIM, Marcio Buzzo da M4+, Mariana Zibetti da MEP Arquitetura e Planejamento Ltda. - EPP e Dennis Vershoor Secretário de Planejamento e Urbanismo do Município de Carambeí. E do Departamento de Gestão de Projetos e Obras estavam Lidio Akio Sasaki, Lorreine V. Santos, Lucimara Ferreira de Lima, Marina Quirino Luxi de Paula e Hilbert Takashi Oku Prochnow.
O encontro teve inicio com a apresentação do Caderno pela Lucimara Ferreira de Lima, coordenadora do LaBIM do Departamento de Gestão de Projetos e Obras. À medida que a apresentação foi ocorrendo, foram sendo feitas intervenções e contribuições de alguns dos aspectos que os participantes consideraram importante de ser ressaltado, como o entendimento de algumas questões como o plano de execução, como as Normas da ABNT, o entendimento dos LODs. A discussão foi proveitosa, os participantes comprometeram-se a fazer as contribuições pelo formulário no portal BIM para formalização das questões. E o Caderno foi elogiado por todos como uma iniciativa concreta e uma evolução do processo da Rede BIM Gov Sul.
Ao final, considerando a participação dos órgãos como a Sanepar e Copel, foram colocadas questões de contratação e formato de contratação que não são de conteúdo desse caderno, mas que devem ser discutidas para a implantação do BIM no estado. De forma que foi sugerido a criação de um grupo de trabalho para discussão desse tema com os órgãos afins.

GALERIA DE IMAGENS