Últimas Notícias

Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos estudantes de graduação do curso de Engenharia Civil da Universidade Positivo 21/12/2017 - 14:40

Representando o LaBIM PR foram as arquitetas Lucimara Ferreira de Lima, Melissa M. Yamada e engenheira civil Luciana Bruel, e os estudantes de engenharia civil Hilbert Takashi Oku Prochnow e Mariana da Silva Azevedo e as estudantes de arquitetura Marina Quirino Luxi de Paula e Vanessa de Fatima Fagundes e Silva. O GT BIM PRED foi representado pelo diretor técnico José Renato, arquiteto Fernando Lobo e arquiteta Silvia Rosa Rolim de Moura Januario. A Universidade Positivo foi representada pelo prof. Alexandre Trento, seus alunos recém-formados Caio Henrique Scarmocim e Vinicius de Matos Dubiella e pelo Sr. Yuri Maggi da empresa i3sis, desenvolvedora de software.
A reunião foi realizada na Secretaria de Infraestrutura e Logística onde foi apresentado o trabalho de conclusão de curso (TCC) - Orçamentação de Obra com o Uso de Ferramentas Bim? Estudo de Caso: Centro de Atendimento ao Turista de Foz do Iguaçu (CAT) - que os estudantes Caio Henrique Scarmocim, Camila Mariana Barão Vilar da Silva e Vinicius de Matos Dubiella elaboraram utilizando o Centro de Atendimento ao Turista – CAT, projeto padrão elaborado pela PRED. O objetivo foi a elaboração da orçamentação (5D) fazendo o relacionamento do modelo elaborado em Revit com o software Argo desenvolvido pela empresa i3sis. Este trabalho foi realizado em parceria com outra equipe que desenvolveu o Plano de Execução BIM que subsidiou a forma de modelagem. As apresentações foram seguidas de questionamentos e foi levantada a importância da codificação da informação para a relação do modelo com a tabela da SINAPI, considerando a atualização que é feita anualmente, momento em pode ocorrer alteração dos códigos. O trabalho veio para confirmar as hipóteses do LaBIM, em termos de quantidade de informação a ser modelada para a elaboração de um orçamento utilizando esta metodologia. Mais um ano que encerramos com frutos dessa parceria entre Laboratórios BIM.

GALERIA DE IMAGENS