BRDE apoiará fomento à tecnologia BIM 14/10/2016 - 15:10

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), apoiará o fomento à tecnologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informação da Construção) que vem sendo promovido pela Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL) desde 2014, através da viabilização de linhas de financiamento para o atendimento às empresas de engenharia e arquitetura da região sul que pretendam adquirir sistemas e equipamentos de informática para a implantação de BIM em seus processos de trabalho.

O pleito ao BRDE para a viabilização do financiamento foi proposto pelo Secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho, durante a reunião da Comissão de Infraestrutura do CODESUL realizada em Curitiba no último dia 13 de Setembro.

Na sequência, no dia 6 de Outubro a SEIL apresentou ao BRDE, o detalhamento do seu Plano de Fomento ao BIM, destacando a importância de apoio técnico e financeiro às empresas de arquitetura, engenharia e construção na inovação de seus processos de trabalho. Participaram do encontro pelo BRDE, o Diretor de Operações João Luiz Agner Regiani, o Superintendente do Paraná Paulo Cesar Starke Júnior e a Gerente de Planejamento Tatiana Henn. Representaram a SEIL, o Diretor do Departamento de Gestão de Projetos e Obras, Lidio Akio Sasaki e a Coordenadora do Plano de Fomento ao BIM, Lorreine Santos Vaccari.

"Nossa intenção é, de forma colaborativa e integrada, avançar na implantação do BIM na área de projetos e obras. Para isso, já estabelecemos parcerias com os principais desenvolvedores de tecnologia BIM no mundo, com universidades e entidades representativas da cadeia produtiva buscando estabelecer sinergia entre as diversas frentes envolvidas no processo de concepção e construção de um empreendimento. Agora, com o BRDE, queremos apoiar as empresas de engenharia e arquitetura da região Sul, tanto na capacitação técnica quanto na viabilização de financiamento para a implantação de BIM em seus processos de trabalho", informou Sasaki.

O lançamento oficial do programa de financiamento BIM está previsto para ocorrer durante a realização do 2º Seminário Regional Sul de BIM nos dias 3 e 4 de novembro de 2016, no Teatro Governador Pedro Ivo em Florianópolis. Na ocasião, o BRDE divulgará os detalhes sobre as linhas de financiamento que poderão ser buscadas pela cadeia produtiva da construção civil da região sul do país para a aquisição e implantação da tecnologia BIM.

"Investir na melhoria da prestação de serviços, com agregação de valor e segurança, é um dos macro-objetivos do BRDE na aplicação de recursos. Desenhar a solução técnica para este tipo de proposta é nosso papel como agente público e acredito que encontramos uma solução adequada para os escritórios de engenharia. Esperamos logo poder financiar as primeiras aquisições. - Superintendente do Paraná Paulo Cesar Starke Júnior.

"O BRDE recebeu a demanda do Secretário José Richa Filho como um desafio que precisa de uma solução financeira e, ao mesmo tempo, como uma ordem pelo bem da maior transparência nos projetos beneficiados pela tecnologia abraçada pelo programa. De pronto recebemos a demanda e identificamos soluções adequadas para os escritórios que pretendem investir." - Diretor de Operações João Luiz Agner Regiani.

Para mais informações: http://www.brde.com.br/noticia/brde-estuda-parceria-para-implantacao-da-tecnologia-bim-nos-estados-do-sul/