Últimas Notícias

Chamada Pública BIM para Cooperação Técnica 01/11/2016 - 14:40

A Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL) irá promover uma Chamada Pública para acolher propostas de cooperação técnica visando o fomento de utilização de BIM (Building Information Modeling) em obras públicas, no âmbito da administração estadual do Paraná.

A finalidade da Chamada Pública será oportunizar o credenciamento de: 

(a) Instituições de ensino superior (IES);
(b) Empresas desenvolvedoras de tecnologia BIM (Empresas BIM) e
(c) Empresas prestadoras de serviços de arquitetura e engenharia e construção (Empresas AEC), 

para que, a critério (interesse, conveniência e oportunidade) da Administração Pública, possa ser celebrado TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA, em caráter não oneroso entre as partes, visando estabelecer a mútua cooperação para promover ações conjuntas de fomento à implantação de melhorias na gestão de projetos e de obras públicas de edificações e de infraestrutura rodoviária.

O Edital de Chamada Pública será divulgado no início de 2017, no Portal BIM Paraná (www.bim.pr.gov.br).

“Através da chamada pública, pretendemos fortalecer e ampliar ainda mais o processo de diálogo, cooperação e parceria que temos com Universidades, Cadeia Produtiva da Construção Civil e empresas desenvolvedoras de tecnologia BIM, oportunizando a participação de interessados em contribuir com a melhoria da gestão de projetos e obras públicas.”, informou o Eng José Richa Filho, Secretário de Infraestrutura do Paraná. 

“O BIM propicia a redução de inconsistências de projetos e melhora o controle e transparência sobre os quantitativos de serviços, dois pontos geradores de erros e aditivos contratuais. Possibilitar a detecção de falhas, reais ou propositais, antes da licitação da obra, contribui para a boa governança de obras públicas e previne a ocorrência de desvios de conduta.”, observou o Eng Lidio Akio Sasaki, diretor do Departamento de Gestão de Projetos e Obras (DGPO) da SEIL.