Com foco no acompanhamento e fiscalização de obras, SEIL adquire Microsoft Hololens 2 23/02/2024 - 17:11

Com foco no acompanhamento e fiscalização de obras, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL) adquiriu, no final de 2023, o óculos de realidade mista Microsoft Hololens 2, um dos dispositivos de realidade mista mais avançados do mercado. O Hololens é uma tecnologia compatível com o BIM que oferece uma experiência imersiva, permitindo que os usuários visualizem e interajam com hologramas tridimensionais sobrepostos ao mundo real.

Considerando o Decreto Estadual nº 10.086/2022, que prevê o uso de tecnologias compatíveis com o BIM para o apoio à fiscalização e execução das obras na 2ª fase de Adoção Gradual do BIM no Governo do Estado do Paraná, o Departamento de Gestão da Inovação para Planos Projetos e Obras, por meio do LaBIM PR, iniciou a realização de testes, visando o acompanhamento e controle da execução da obra, bem como o apoio à fiscalização de obras públicas.

É importante destacar que a adoção da metodologia BIM e tecnologias compatíveis tem por objetivo principal a melhoria da qualidade dos serviços de arquitetura, engenharia e construção, visando garantir maior eficiência, transparência, economicidade e sustentabilidade ambiental durante todo o ciclo de vida dos empreendimentos.

Considerando esse novo desafio, a equipe do DGI/SEIL convida àqueles que possuam conhecimento na manipulação do equipamento para compartilhar experiências aplicáveis ao processo de inovação nas obras públicas. Os interessados em firmar essa parceria devem entrar em contato pelo Portal BIM PR.