Com mais de 1.000 Técnicos Municipais presentes nos eventos de capacitação, o Estado do Paraná conclui a Jornada BIM PR 13/11/2023 - 16:57

Entre os meses de agosto e novembro as cidades de Curitiba, Cascavel, Francisco Beltrão, Cornélio Procópio, Maringá, Campo Mourão, Pitanga e Fernandes Pinheiro sediaram os eventos da Jornada BIM Paraná, projeto itinerante que teve como objetivo levar capacitação básica em BIM aos servidores municipais de todas as regiões do Estado.

A Jornada BIM PR contou com a adesão e participação de todas as Associações de Municípios do Estado do Paraná. Buscando garantir a presença do maior número de técnicos municipais das áreas de arquitetura e engenharia, os eventos foram organizados a partir do agrupamento de duas a três associações de municípios e, para a definição da cidade sede, foi priorizada a facilidade de acesso para o conjunto de municípios daquela região.

Todos os eventos de capacitação foram promovidos com recursos próprios do Estado, com destaque para os esforços da equipe técnica do DGI/ SEIL que percorreu, ao todo, mais de 4.000km ao longo da Jornada BIM PR, e as equipes do DER que foram fundamentais no apoio à organização do evento. É importante destacar, também, a atuação dos Parceiros da Jornada BIM PR, que tornaram esse importante projeto possível: Escola de Gestão do Paraná, Associação de Municípios do Paraná – AMP, Fomento Paraná, SENAI PR, Procuradoria Geral do Estado – PGE, Secretaria de Estado da Inovação e Caixa Econômica Federal.

Em cada uma das regiões aconteceram três módulos de capacitação: Módulo 1 - Sensibilização, que contou com as palestras “BIM para Obras Públicas” com o Dr. Hamilton Bonatto (Procurador do Governo do Estado do Paraná), “Estratégia BIM PR” com Lorreine Vaccari (Coordenadora do DGI SEIL), “Adoção do BIM na área de Governo da Caixa Econômica Federal” com os representantes regionais da Caixa Econômica Federal e “BIM: Panorama atual e cases de sucesso no setor público” com Juliana Paiola da Silva (Engenheira Civil SENAI PR) e Maria Isabel Pedrosa Custódio (Arquiteta SENAI PR). O Módulo 2 - Alinhamento Conceitual, com as palestras “BIM NAS PREFEITURAS: Primeiros passos para inovação digital nas obras públicas” com Débora F. Guimarães (Arquiteta SEIL PR) e “Mandates de Normas” com Lucimara F. Lima (Coordenadora do LaBIM PR). Por fim, o Módulo 3 – Contratação de Projetos em BIM, contou com as palestras “Edital para contratação de projetos em BIM” proferida pelo Dr. Hamilton Bonatto (Procurador do Governo do Estado do Paraná) e “Termo de Referência para contratação de projetos em BIM” com Lucimara Ferreira de Lima (Arquiteta SEIL PR). Algumas regiões contaram, ainda, com uma palestra especial da Equipe técnica da Prefeitura de Londrina, representada pelo Engenheiro Civil Matheus Borges Chaves, que compartilhou a experiência de implantação do BIM na instituição.

Durante os eventos cada uma das Prefeituras Municipais presentes, representadas por gestores e membros das equipes técnicas, foram presenteadas com exemplares da cartilha “BIM nas Prefeituras”, publicada recentemente pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL) em parceria com o SENAI PR e patrocínio da Fomento Paraná para impressão.

A publicação técnica consolida informações e dicas importantes oriundas da experiência e prática do próprio Governo do Estado do Paraná e dos resultados obtidos a partir das parcerias firmadas com atores e setores da arquitetura, engenharia e construção e tem o objetivo de auxiliar as prefeituras no processo inicial de implantação da metodologia BIM.

No dia 08 de novembro, última quarta-feira, o município de Fernandes Pinheiro recebeu o evento de encerramento da Jornada BIM PR, que contou com a presença de importantes autoridades do Estado e representantes das instituições parceiras. Durante o evento, a Diretora do DGI-SEIL e organizadora da Jornada BIM PR agradeceu a recepção das associações de municípios e destacou a capacidade de mobilização dessas entidades. Ressaltou a importância do trabalho conjunto dos municípios e afirmou que “isso nos estimula a pensar daqui para a frente, depois dessa Jornada, em novas ações de poio aos munícios nesse processo de transformação digital de obras públicas e que podem ser encampadas pelo Governo do Estado do Paraná”. Lorreine agradeceu à adesão das prefeituras, técnicos, gestores que permitiram que as equipes estivessem presentes nas capacitações, ao Gabinete da SEIL que forneceu todo o suporte para a execução desse projeto, às arquitetas Lucimara e Débora e demais membros do DGI-SEIL.

O Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Deputado Estadual Sandro Alex, destacou a importância da participação de todos os municípios, dos maiores aos menores, para o fortalecimento do BIM como iniciativa inovadora do Governo do Estado para digitalização de projetos e obras públicas.

De acordo com os dados levantados pela Escola de Gestão do Paraná, responsável pela certificação dos alunos, foram mais de 1.460 técnicos municipais inscritos em todo o Estado. Ao concluir esse projeto, o Estado do Paraná se concretiza como o Primeiro Estado do país a levar capacitação BIM às prefeituras municipais para a transformação digital de projetos e obras públicas.

Acesse a programação completa e o conteúdo das palestras aqui.