Últimas Notícias

DER-PR participa de treinamento com software que melhora projetos viários 25/02/2016 - 11:40

Engenheiros e técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) participam nesta semana de uma capacitação para conhecer melhor as potencialidades e deficiências do software BIM (Building Information Modeling) Quantm, que faz estudos de viabilidade técnica de traçados rodoviários e ferroviários. O contato com a ferramenta busca capacitar o DER-PR para que possa decidir pela aquisição ou não do produto.

A capacitação, que teve início na segunda (22) e termina nesta sexta-feira (26), é uma ação dentre várias previstas no Plano de Fomento de implantação BIM na Secretaria de Infraestrutura e Logística, coordenado pelo Departamento de Gestão de Plano de Obras.

O encontro é a segunda etapa de trabalho realizada pelo grupo de trabalho BIM-DER com o software Quantm, da empresa americana Trimble. O primeiro momento foi realizado em setembro, quando engenheiros do DER tiveram o contato inicial com o sistema, descobriram o que é possível realizar, as principais aplicações e quais são os resultados possíveis.

PROJETO REAL - “Nesta segunda etapa a ideia é estudar o software mais a fundo, com um projeto real do DER. Vamos comparar um projeto em andamento com o estudo feito no software. Queremos ver o que o programa é capaz de fazer, para no futuro podermos contar com essa ferramenta”, explicou Glauco Tavares Luiz Lobo, coordenador técnico do grupo de trabalho BIM-DER.

Durante toda a semana foi feita uma operação assistida, ou seja um estudo de caso, com um projeto real do DER. Glauco Lobo afirma que uma das principais vantagens do software é na tomada de decisões, na escolha do melhor traçado para uma obra rodoviária. “Nos dá embasamento técnico e auxilia também na tomada de custos iniciais do projeto”, disse. Todas as informações sobre o treinamento serão repassadas pelo grupo de trabalho para todo o corpo técnico do DER.

GALERIA DE IMAGENS