Últimas Notícias

DGPO e LaBIM/PR participam do 1° Encontro BIM na Universidade Positivo 04/12/2018 - 17:30

Nesta sexta-feira, dia 30 de novembro de 2018, o Departamento de Gestão de Projetos e Obras (DGPO)e LaBIM/PR participaram do 1° Encontro BIM na Universidade Positivo, promovido pelo Departamento de Engenharia Civil para apresentação dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) dos alunos que trabalharam com BIM.
O evento foi realizado pelo Laboratório BIM do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Positivo, representado pelo seu coordenador o professor Alexandre Trento. Estiveram presentes o coordenador do curso prof. Carlos Vasconcelos, e a engenheira Patricia L. O Maggi, diretora da Área de Exatas e Tecnológicas da Universidade Positivo, a Ten. Fernanda L. M. Brocardo da Comissão Regional de Obras 5 do Exército Brasileiro (CRO-5) e engenheiro Marcio, a arquiteta Clarisse Petroski da Asbea, o professor Sergio Scheer da Universidade Federal do Paraná, a arquiteta Melissa M. Yamada do Departamento de Gestão de Projetos e Obras da Secretaria de Infraestrutura e Logística acompanhada dos integrantes do LaBIM/PR, e o engenheiro Yuri Maggi que apresentou o software Agos.
Após abertura feita pelo professor Alexandre Trento, foram apresentados os trabalhos de seus alunos sobre operação e manutenção utilizando o software Agos. Cada equipe focou em uma determinada norma e utilizaram diferentes modelos. Uma das equipes utilizou o Centro de Atendimento ao Turista, projeto padrão da Paraná Edificações que foi utilizado pelo LaBIM/PR como primeiro objeto de estudo. Em parceria com a UP, esse projeto foi utilizado pelos alunos do LaBIM/UP para o aprofundamento dos estudos. Foi com grande alegria que o DGPO viu esses estudos serem desenvolvidos e perceber que estamos todos em sinergia, evoluindo a cada momento.
Após o intervalo foram realizadas as apresentações do software Agos, do trabalho de dissertação da aluna Elis Mayumi Yamamoto Borelli sobre facilities management, os trabalhos que vem sendo desenvolvidos pela CRO-5 e ao final a fala do professor Sergio Scheer dando um panorama do cenário nacional e das metas do plano de disseminação BIM do Governo Federal.

GALERIA DE IMAGENS