Últimas Notícias

Encontro Técnico LaBIM PR, Autodesk, Copel e Sanepar 20/04/2017 - 11:26

Nesta terça-feira, dia 18 de abril foi realizado o encontro técnico entre o LaBIM PR e representantes da Autodesk, a Copel e a Sanepar, como mais uma das ações da parceria entre SEIL e Autodesk.
Pela manhã, houve uma reunião técnica entre LaBIM PR e Autodesk, representados pelas arquitetas Lucimara Ferreira de Lima e Melissa M. Yamada, e arquiteto Ricardo Bianca e Daniel Cita, respectivamente. Neste momento foram discutidas questões técnicas sobre o Plano de Execução BIM, que está sendo definido pela SEIL como parte importante do Caderno BIM. E em seguida questões técnicas de interoperabilidade relacionadas ao Revit na utilização do formato IFC (Industry Foundation Classes).
No período da tarde foi realizada uma apresentação da Norma da ABNT NBR 15.965, que define um sistema de classificação da informação da construção civil, pelo arquiteto Ricardo Bianca, que faz parte da Comissão de Estudo Especial (CEE) 134 de Modelagem de Informação da Construção da ABNT. Neste momento estiveram presentes técnicos da Copel, arquiteta Sandra Ramos e engenheiro Carlos Marek e da Sanepar engenheiras Mônica Tabor Druszcz e Clarissa Scuissiato, Mariele de Souza Parra Agostinho e engenheiro Fabrício Castilho Haesbaert, que também vem desenvolvendo atividades para a implantação do BIM em suas instituições. O workshop foi de grande valia para o entendimento da lógica de construção da norma que é dividida em 7 partes. Com essa explanação, o processo de aplicação torna-se acessível e será testado pelo LaBIM PR.
Ao final, considerando a importância e a necessidade de divulgação do funcionamento da NBR 15.965, será agendado um próximo workshop aberto sobre o tema e uma agenda para a continuidade das discussões técnicas a serem tratadas com a Autodesk.

GALERIA DE IMAGENS