Últimas Notícias

Espanha passará a exigir os projetos de edifícios públicos em BIM até o final de 2018 28/03/2018 - 11:50

Nos dias 8 e 9 de março ocorreu em Barcelona a 4° edição do European BIM Summit (EBS18). Um dos encontros de referência em BIM na Europa, que tem como objetivo a divulgação das boas práticas do uso de BIM, assim como a apresentação de metodologias BIM de acordo com um alinhamento internacional.
Nesse evento foi anunciado pela diretora geral de Produção e Engenharia da INECO, Ana Rojo, que os edifícios públicos deverão ser feitos em BIM até o final deste ano na Espanha, e para os projetos de rodovias o prazo é até o ano que vem. Foi publicada no dia 08 de março a Lei espanhola 9/2017 de Contratos do Setor Público que estabelece a possibilidade de exigir que os projetos apresentados sejam feitos em BIM ou metodologia similar.
A Espanha vem discutindo essa implementação em seu país desde 2014, quando foi publicada a Norma Diretiva 2014/24/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, que trata das normativas de contratação e licitação pública. Para isso foi organizada uma Comissão BIM, um grupo aberto a todos os agentes envolvidos (administradores, engenheiros, construtores, universidades, profissionais, etc), com o objetivo em comum de implementação do BIM na Espanha. Tem como missão:
  •  Estabelecer uma estratégia para alcançar certo nível de maturidade, que crescerá progressivamente, evitando grandes mudanças que possam ser traumáticas para o setor;
  •  Promover o uso do BIM nas áreas profissionais e educacionais;
  •  Posicionar a Espanha como um ponto de referência mundial no uso do BIM;
  •  Representar a Espanha em todos os fóruns internacionais;
  •  Promover inovação no setor de infraestrutura;
  •  Analisar as melhores práticas que vem sendo utilizadas com sucesso de iniciativas internacionais;
  •  Estabelecer um mapeamento e cronograma de implementação.
E estão organizados em uma Comissão BIM, um Comitê Técnico e cinco Grupos Técnicos.

comissao

A Comissão tem participantes dos setores públicos e privados, e tem a função de dar as diretrizes, estratégias e fomentar as ações de implementação. O Comitê Técnico é o grupo que coordena o trabalho dos grupos de trabalho garantindo a cooperação conjunta e as compatibiliza com as diretrizes da Comissão. E os Grupos de Trabalho são abertos a todos que possam contribuir na discussão dos temas definidos.
Esse formato permite ao país uma preparação não só do setor público, mas também do privado, aos moldes, e dada as devidas proporções do Plano de Fomento ao BIM do Governo do Estado do Paraná.