Últimas Notícias

Estado abre Consulta Pública do Caderno de Especificações Técnica para Contratação de Projetos de Edificações em BIM 16/05/2018 - 11:30

A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística promove a partir desta segunda-feira (14) a primeira consulta pública para receber sugestões de toda população, especialmente dos setores ligados à cadeia produtiva de arquitetura, engenharia e construção e representantes de universidades. Os interessados podem contribuir no conteúdo do Caderno de Especificação Técnica para Contratação de Projetos de Edificações em BIM.
Este material está disponível para download no Portal BIM da Secretaria (www.bim.pr.gov.br) por 45 dias. “A participação ativa da sociedade civil, além de garantir transparência no processo, é fundamental para o sucesso da implementação do BIM no Governo do Paraná”, afirmou Lucimara Ferreira de Lima, coordenadora do LaBIM do Paraná. Na segunda etapa deste processo haverá a análise das sugestões recebidas e a publicação do documento definitivo.
De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion, a modelagem BIM (ou Modelagem da Informação da Construção) propicia um nível de controle e transparência jamais alcançado em obras públicas. “Por meio desta plataforma inovadora, o Estado pretende combater o desperdício dos recursos públicos, evitar erros em projetos, e conduzir o processo de execução de forma inteligente, segura e sustentável”, disse.
A utilização do BIM não para de crescer no Brasil e faz parte de uma revolução silenciosa que está acontecendo no ramo da construção civil. Este método engloba toda a cadeia produtiva de projetos na área de arquitetura, engenharia e construção, e as universidades tem um papel importante na formação de profissionais preparados para essa nova era.

HISTÓRIA - Na esfera estadual a Copel (Companhia Paranaense de Energia) foi a precursora na exigência de soluções em BIM ao realizar em 2012 a primeira licitação para contratação de projetos. Em 2015 foi a vez da Secretaria de Estado de Planejamento de Santa Catarina.
Desde então o Governo do Paraná discute internamente a temática BIM, sendo o marco zero, do início dos trabalhos no Primeiro Seminário Regional Construindo BIM, que aconteceu em Curitiba, em outubro de 2014.
Este evento marcou também o estreitamento das relações entre os outros estados da Região Sul que pavimentou o caminho para que em janeiro de 2015 fosse lançada a proposta da Rede BIM GOV SUL. Atualmente a SEIL realiza diversas ações para que o Governo do Estado adote a tecnologia BIM para a contratação de projetos e obras públicas.

GALERIA DE IMAGENS