Últimas Notícias

Evento INOVA BIM PR recebe o renomado palestrante internacional Dr. Bilal Succar para falar sobre a adoção do BIM no setor público 02/03/2023 - 21:20

Na última terça-feira, dia 28 de fevereiro, foi realizado o evento “INOVA BIM PR: Construindo o Paraná Digital”, que reuniu importantes autoridades do estado do Paraná e o renomado pesquisador internacional Dr. Bilal Succar. O evento é um dos resultados do termo de cooperação técnica firmado entre a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-PR). O público-alvo foram os servidores públicos estaduais, especialmente aqueles que atuam nos órgãos integrantes da estrutura de governança da Estratégia BIM PR.

Entre as autoridades presentes estavam os Secretários: Marcelo Rangel da Secretaria de Inovação (SEIMT); Eduardo Pimentel da Secretaria das Cidades; César Neves da Secretaria de Saúde (SECID); Aldo Nelson Bona da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e os Gerentes; Jeferson Antonio Ubiali, Gerente Regional do CREA PR e Fabrício Luz Lopes, Gerente Executivo de Tecnologia e Inovação do SENAI PR, representando o presidente da Federação, que demonstraram grande entusiasmo com o processo de inovação que está em andamento no Estado, reforçando o interesse em fazer do Paraná uma referência em BIM.

O Deputado Federal Sandro Alex, prestes a reassumir a Secretaria da Infraestrutura e Logística do Paraná, que destacou a importância do trabalho desenvolvido pela SEIL e descreveu a adoção do BIM como uma iniciativa fundamental para aprimorar a qualidade e a eficiência das obras públicas: “Quero agradecer a equipe da Secretaria que trabalha as questões da implementação do sistema BIM desde a gestão anterior, e também a parceria com o setor privado e setor produtivo que veem no setor público qualidade de gestão, eficiência e boa aplicação de recursos. É algo que sai do setor público para o privado como exemplo de excelência” concluiu.

A abertura das palestras ficou a cargo de Juliana Paiola da Silva, representante do SENAI, que falou sobre a atuação da instituição na área de tecnologia, inovação e construção civil, além de abordar alguns dos principais cases de sucesso. Na sequência, Lorreine Vaccari, arquiteta e urbanista diretora do Departamento de Inovação para Planos, Projetos e Obras da SEIL, apresentou a Estratégia BIM PR: Paraná Rumo à Inovação Digital nas Obras Públicas, fornecendo um contexto bastante detalhado a respeito das ações promovidas pelo Estado do Paraná para a implantação e otimização da Metodologia BIM. Durante sua apresentação, Lorreine compartilhou informações importantes sobre o plano de ação da Estratégia de Implantação dentre as quais destaca-se o lançamento do plano “Capacita BIM PR”, resultado da parceria entre SEIL, SEIMT, Universidade Estadual de Londrina e Escola de Gestão do Estado do Paraná, que terá início em março.

A terceira palestra do evento, intitulada “Encorajando a Adoção do BIM em Organizações do Setor Público, uma perspectiva macro” (“Encouraging BIM Adoption across Public Sector Organisations, a macro perspective”), apresentada pelo renomado pesquisador Bilal Succar, despertou grande interesse no público presente devido à sua relevância no cenário internacional. Succar abordou a importância da digitalização, trazendo exemplos de iniciativas do poder público ao redor do mundo. Destacou a necessidade de uma estrutura comum para o setor público no que tange a utilização de guias, padrões, métricas, certificações, entre outros exemplos citados, e, concluiu sua palestra enfatizando a importância do desenvolvimento de habilidades internas e da colaboração com parceiros da iniciativa privada. Durante sua apresentação, Dr. Succar ressaltou que a Modelagem da Informação da Construção (BIM) é fundamental para a transformação digital no setor da construção civil, mas para isso, requer uma combinação de “tecnologias, processos e políticas”.

Encerrando as atividades do dia, o Professor Dr. Scheer, reconhecido por suas contribuições para a difusão do BIM, mediou um painel de perguntas e respostas com os palestrantes. Essa foi uma excelente oportunidade para os profissionais presentes esclarecerem dúvidas e debaterem sobre a temática abordada. O evento recebeu muitos elogios dos participantes, que ressaltaram a relevância da presença de renomados especialistas em BIM, reconhecidos nacional e internacionalmente, para a discussão e disseminação de conhecimentos sobre a temática.

Ao final do evento Dr. Succar concedeu uma breve entrevista, segundo ele a indústria precisa de encorajamento para adotar o sistema: “O BIM na esfera pública é muito importante, porque quando entidades públicas adotam o sistema e requerem BIM em seu fluxo de trabalho eles criam importantes regras para a indústria adotar. Então a liderança de entidades públicas é a uma peça-chave para uma ampliação da adoção”.

Dr. Succar ainda comentou sobre o trabalho que vem sendo realizado no Estado. “Estou muito impressionado com a proporção e qualidade dos esforços que estão sendo feitos para promover a transformação digital da indústria no Paraná. Estou especialmente impressionado com o trabalho conduzido pelo SENAI e pela SEIL, uma vez que eles estão ajudando todos a abraçar as oportunidades oferecidas através da adoção do BIM e outras tecnologias” concluiu.

Durante a semana, a equipe técnica da SEIL terá a oportunidade reunir-se com o pesquisador Dr. Succar para aprofundar a discussão sobre métodos e conceitos relacionados à macro adoção do BIM. Essa colaboração é crucial para a SEIL, uma vez que a instituição é responsável por avaliar a maturidade BIM do Estado do Paraná, conforme estabelecido no artigo nº 524 do Decreto Estadual nº 10.086 .

GALERIA DE IMAGENS