Evento técnico sobre BIM reúne 300 profissionais da Área de Engenharia e Arquitetura 05/07/2019 - 17:57

Na última quarta-feira, dia 03 de julho de 2019, foi realizado no Centro de Eventos do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), o evento técnico “BIM: Tecnologia e Inovação no Contexto da Industria 4.0”, que contou com a presença de 300 profissionais da área de Engenharia e Arquitetura.

O evento, cujo objetivo foi promover a inovação e apresentar novas tecnologias a fim de possibilitar a melhoria da qualidade de projetos e obras públicas, foi realizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL) e a Trimble do Brasil, em parceria com o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), o Grupo IDD e a Daher Engenharia.

A solenidade teve início com a palestra da Fátima Gonçalves, Diretora de Inovação Técnica da Trimble Brasil, que trouxe como tema de debate a importância do BIM para os participantes da cadeia produtiva, tratando sobre os ganhos obtidos por meio da aplicação da referida metodologia.

Em seguida, o palestrante Renato Porto, Engenheiro Civil da Engemap, tratou sobre o planejamento de traçado de rodovias e ferrovias, e a solução de gestão de projetos lineares. Dentre os estudos de caso apresentados, destaca-se a operação assistida realizada em Castro-PR, na qual desenvolveu-se um comparativo entre o método tradicional de desenho de traçado e o método no qual o profissional possui respaldo do software Quantm para tomada de decisão ao longo do desenvolvimento do projeto. Os resultados obtidos apontam que ambos os traçados atingiram níveis muito próximos de assertividade, no entanto, a expressiva diferença encontra-se no tempo decorrido para o desenvolvimento do traçado.

Posteriormente, o palestrante Guilherme Fernandes, da empresa Englevel, tratou sobre o uso da metodologia BIM voltado para projetos e obras de rodovias, ferrovias e pistas de aeroporto, apresentando estudos de caso que utilizam o sistema de Machine Control para funcionamento de seus equipamentos ao longo da etapa de execução da obra. Um dos cases de sucesso apresentados pelo palestrante trata da recuperação da pista auxiliar do Aeroporto Afonso Penna com a utilização de Brita Graduada Tratada com Cimento (BGTC) na base do pavimento e aplicação de camada de binder, otimizando e automatizando o processo de concretagem, racionalizando os materiais e diminuindo a equipe técnica necessária.

Ademais, o palestrante Carlos Costa, Engenheiro da Trimble Brasil, falou sobre o uso de ferramentas BIM para obras de arte especial e infraestrutura no contexto da indústria 4.0, apresentando estudos de caso modelados no software Tekla Structures.

Já o palestrante Robert Hudd, da Trimble Austrália, apresentou o sistema de monitoramento e inspeção de trens por meio do escaneamento a laser, o qual garante a celeridade do processo e facilita a manutenção de locomotivas.

Por fim, a palestrante Fátima Gonçalves e o palestrante Guilherme Fernandes finalizaram o evento tratando, respectivamente, sobre a aplicação da metodologia BIM para posicionamento de precisão e monitoramento de estruturas, e sobre a tecnologia do futuro. Entre os cases apresentados, destaca-se a Plataforma Trimble Stratus, que é uma plataforma online de processamento de dados e imagens, bem como de extração de quantitativos automatizada, obtidas por meio de aerolevantamento, que agiliza o processo e garante a confiabilidade dos dados processados.

A solenidade contou com a presença do Secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex; o Diretor Geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER PR), João Alfredo Zampieri; o Diretor Geral da Paraná Edificações, Lucas Grubba Pigatto; o Presidente da Companhia de Habitação do Paraná  (COHAPAR), Jorge Luiz Lange; o Coordenador da Câmara Técnica de Ensino Universitário do IEP, Professor Sergio Scheer; o Presidente do IEP, Horácio Guimarães; o Vice-Presidente do IEP, José Alberto Pereira Ribeiro; o Diretor-Técnico do IEP, Ferrúcio Kochinsk.

Para outras informações, acesse http://iep.org.br/iep/300-profissionais-da-engenharia-participam-de-evento-