Fundepar lança Plano de Implantação BIM visando a modernização de projetos e obras escolares no Paraná 21/08/2025 - 17:47

Nesta terça-feira (19), o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) realizou, em sua sede, o lançamento oficial do Plano de Implantação BIM Fundepar 2025. O evento foi transmitido ao vivo para os núcleos regionais, que acompanharam em tempo real o lançamento.

Participaram da abertura do evento a Diretora-Presidente do Fundepar, Eliane Teruel Carmona, o Diretor Técnico de Engenharia (DITE), Marcello Marcondes de Albuquerque, a Diretora do Departamento de Gestão da Inovação para Planos, Projetos e Obras da SEIL (DGI/SEIL), Lorreine Vaccari e o Diretor-Geral da Secretaria de Estado de Educação (SEED), João Giona. Segundo os gestores, o planejamento é fator decisivo para consolidar o BIM como prática institucional. Nesse contexto, o Plano de Implantação BIM Fundepar 2025 foi apresentado como instrumento estratégico para orientar a transformação digital de projetos e obras escolares desenvolvidos e contratados pela instituição.

A diretora do DGI/SEIL destacou a importância da parceria entre o Laboratório BIM do Paraná e o Fundepar. “O LaBIM PR é o principal parceiro institucional do Fundepar na adoção gradual do BIM, fornecendo apoio técnico e assegurando o processo de aculturamento para que a adoção da metodologia ocorra de forma consistente”, explicou.

O diretor-geral da Secretaria de Estado da Educação enfatizou o impacto do Plano de Implantação BIM do Fundepar: “Essa implantação é uma verdadeira revolução silenciosa em gestão de obras públicas. O impacto em orçamentação, qualidade dos projetos, fiscalização, gestão dos contratos e, depois, na gestão dos imóveis, na manutenção, enfim, é impressionante o potencial que temos com essa implantação e que estamos desenvolvendo com eficiência”, disse Giona Junior.

Encerrando as falas de abertura, a diretora-presidente do Fundepar destacou a importância da inovação tecnológica nos processos que envolvem as obras do Instituto. “É uma satisfação saber que o Fundepar está alinhado com as mais recentes metodologias, o que certamente qualifica ainda mais as entregas que realizamos e, não podemos esquecer, reflete em benefícios aos estudantes, que são o bem maior lá na ponta do processo”, comentou.

Ela também reforçou o compromisso de fortalecer e expandir a adoção do BIM, promovendo uma rede colaborativa: “a implantação da metodologia BIM exige uma articulação contínua e esforços colaborativos, com parcerias interinstitucionais entre órgãos estaduais, o que fizemos desde o início e buscaremos ampliar daqui pra frente”.

Na sequência, a coordenadora BIM do Fundepar, arquiteta Érika Santos, e a consultora BIM, engenheira Priscila Tucunduva, apresentaram o Plano de Implantação BIM Fundepar 2025, elaborado pelo Grupo de Trabalho BIM (GT-BIM Fundepar). Durante a apresentação, foram detalhadas as metas, fases e ações previstas no Plano e divulgada a Cartilha do Plano de Implantação BIM, que sintetiza graficamente os principais pontos do planejamento.

Em um encontro anterior, realizado em maio deste ano, o GT-BIM Fundepar já havia divulgado os resultados do diagnóstico BIM da instituição. Agora, com o lançamento oficial, a próxima etapa prevista será a capacitação de toda a equipe técnica.

A publicação do Plano de Implantação BIM Fundepar 2025 representa um marco no processo de modernização dos projetos e obras escolares no Paraná e reafirma o alinhamento da instituição às ações da Estratégia BIM PR.

GALERIA DE IMAGENS