Últimas Notícias

GTEC-BIM PR PROMOVE SEGUNDA REUNIÃO TÉCNICA PARA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE IMPLANTAÇÃO BIM NA COHAPAR 06/03/2020 - 15:53

Na última quarta-feira, dia 04 de março, ocorreu na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL) a segunda reunião do Grupo Técnico BIM (GTEC-BIM) do Paraná. O objetivo da referida reunião foi a apresentação do Plano de Implantação BIM desenvolvido pela Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR) às instituições estaduais integrantes da Estratégia BIM PR: Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL), Casa Civil (Superintendência Geral de Inovação – SGI), PARANACIDADE, Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC), Paraná Edificações (PRED), Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes (SEPL), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA), Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR) e Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

O Chefe de Divisão de Arquitetura e Urbanismo, Fabian Guasque Welte, e a Assessora Estratégica da Superintendência de Projetos, Patrícia Zanlorenzi, ambos funcionários da COHAPAR e integrantes do GTEC-BIM, iniciaram a apresentação destacando a relevância e os prazos, definidos pelas estratégias BIM Nacional e Paranaense, para adoção da metodologia BIM pelos órgãos públicos federais e estaduais. Em seguida, ressaltaram os principais marcos referentes à disseminação e implantação da metodologia BIM entre os anos de 2017 e 2020 no país, destacando (i) o lançamento do Comitê Estratégico de Implantação BIM (CE-BIM) em 2017 pelo Governo Federal; (ii) a implantação da Estratégia BIM-BR por meio do Decreto Federal 9.377/2018; (iii) a instituição do Comitê Gestor para implantação da metodologia BIM no Brasil, por meio do Decreto Federal 9.983/2019; e (iv) a implantação da Estratégia BIM PR por meio do Decreto Estadual 3.080/2019, o qual prevê a disseminação e implantação da metodologia BIM nas instituições estaduais identificadas no referido Decreto.

De acordo com os técnicos, os usos BIM pretendidos pela Companhia compreendem a) Modelagem das condições existentes para fins de Levantamento Cadastral; b) Validação de soluções adotas no projeto, c) Planejamento e simulação da execução da obra; d) Fabricação de elementos a partir do modelo; d) Modelagem e posterior revisão dos projetos desenvolvidos em 2D; e) Validação quanto ao atendimento às Normas Técnicas; f) Modelagem As Built; g) Rastreabilidade das informações; e h) Extração automatizada de quantitativos. Ademais, segundo eles, os ganhos obtidos por meio da implantação da metodologia compreendem as melhorias na gestão dos projetos, a redução de erros, a possibilidade de testar novas soluções e a diminuição dos desperdícios no canteiro de obras.

Para que a implantação da metodologia BIM ocorra da forma adequada na COHAPAR, foram previstas uma estrutura inicial e uma estrutura completa, a fim de atender as necessidades da Companhia no que se refere à aquisição de hardwares, softwares e capacitação para os servidores envolvidos com atividades de projeto e obra.

Ademais, foi proposta a criação do Núcleo BIM dentro da COHAPAR, o qual será constituído por um Grupo Técnico BIM (GT-BIM) e uma Comissão de Gestão (COM-BIM); o primeiro composto por técnicos e estagiários envolvidos diretamente com atividades de projetos e obras, e o segundo composto por representantes dos departamentos de projeto, programas, obras, TI e regularização fundiária, a fim de otimizar a interlocução do GT-BIM com a diretoria da COHAPAR.

Além disso, também foi proposta a estruturação do Laboratório BIM COHAPAR (LaBIM COHAPAR), cujo objetivo primordial é difundir o conhecimento acerca da metodologia dentro da Companhia, fomentando o uso de novas tecnologias e definindo os processos a serem seguidos por seus profissionais.

O Plano de Implantação BIM da COHAPAR está previsto para ocorrer ao longo de três anos (2020, 2021 e 2022), e será realizado em duas etapas: a primeira voltada ao desenvolvimento de projetos e à gestão de obra e, a segunda, ao uso e aplicação dos modelos no canteiro de obras.

Na sequência, também foi apresentado o Projeto Piloto a ser utilizado pela Companhia ao longo desse processo, que consiste em unidade habitacional padrão de 38,00 m², para o projeto Vida Nova, a ser implantado no município de Jandaia do Sul. Apesar da tipologia de moradia possuir baixa complexidade, o terreno selecionado para implantação do projeto em Jandaia do Sul possui declividade bastante acentuada, justificando, assim, a aplicação do BIM ao longo do seu desenvolvimento, haja vista que a metodologia garante maior assertividade nos projetos e nas tomadas de decisão.

A fim de garantir que o processo de Implantação da Metodologia BIM ocorra com êxito dentro da COHAPAR, foram desenvolvidas uma Matriz de Risco, a qual contempla as possíveis dificuldades a serem enfrentadas pela equipe da Companhia ao longo do processo de implantação da metodologia BIM, bem como as estratégias a serem aplicadas a fim de mitigar tais dificuldades; e uma Matriz de Maturidade, a qual mensura o processo de implantação da metodologia dentro da Companhia.

Dentre os desafios que vêm sendo enfrentados pela Companhia no que se refere à implantação da metodologia, destacam-se a necessidade de aculturamento interno da equipe, de reorganização dos processos internos e de integração do corpo técnico. As dificuldades enfrentadas pela Companhia contemplam a aquisição de softwares, a capacitação do corpo técnico, a necessidade de mudança de paradigmas, e a disposição orçamentária. Por fim, as perspectivas da COHAPAR com a implantação da metodologia visam a elaboração e contratação de projetos em BIM, garantindo projetos mais assertivos e maior celeridade e segurança na execução das obras.

Após a apresentação do Plano de Implantação BIM da COHAPAR, deu-se início a um momento de discussão entre os participantes, a fim de possibilitar a troca de experiências e conhecimento entre os órgãos estaduais e contribuir com os processos de elaboração dos Planos de implantação BIM institucionais.

GALERIA DE IMAGENS