Governo do Estado do Paraná Publica a Primeira Ata de Registro de Preços por Inexigibilidade para Softwares BIM 27/05/2025 - 18:19
Como parte das ações previstas na Estratégia BIM PR para o biênio 2025-2026, dando continuidade às ações necessárias à estruturação tecnológica dos órgãos públicos estaduais para efetiva e gradativa implementação do BIM no Governo do Estado do Paraná, a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (SEAP) publicou oEdital nº 2/2024, referente à Ata de Registro de Preços na modalidade Contratação Direta – Inexigibilidade.
A iniciativa desenvolvida em conjunto com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL) e a Casa Civil tem como objetivo registrar preços para futura e eventual aquisição de licenças de softwares BIM, essenciais para a elaboração, compatibilização e fiscalização de projetos e obras públicas no Estado do Paraná, que atenderá tanto órgãos estaduais quanto Prefeituras.
A Ata contempla seis lotes homologados, totalizando um valor máximo inicial registrado de R$ 26.372.584,70, e inclui os seguintes softwares: Archicad [Lote 01]; AltoQi – Builder, Eberick e Visus [Lote 02]; SYNCHRO 4D [Lote 03]; Solibri Office [Lote 04]; Istram [Lote 05]; e ACCA usBIM.platform [Lote 07]. As licenças terão validade entre um e três anos, com possibilidade de prorrogação, e os órgãos participantes poderão formalizar as contratações conforme suas demandas, respeitando os quantitativos e valores registrados. Todos os lotes também incluem treinamentos, visando à capacitação das equipes que irão operar as ferramentas.
A publicação da Ata de Registro de Preço por Inexigibilidade representa um avanço significativo para a Estratégia BIM PR, ao viabilizar o acesso facilitado a diversas soluções tecnológicas e gerar economia para o setor público por meio da contratação em escala. Ao solicitar a adesão à Ata de Registro de Preços INE 02-2024, válida até 15/05/2026, os órgãos públicos podem adquirir softwares especializados de forma mais ágil e vantajosa, sem a necessidade estruturar processos individualizados e específicos de compra.
Além disso, ao contemplar ferramentas voltadas a diferentes etapas do ciclo de vida de projetos e obras, a Ata favorece a diversificação das soluções adotadas, respeitando as necessidades específicas de cada órgão e fortalecendo a adoção do OpenBIM no setor público, conforme definido no Art. 523 do Decreto Estadual 10.086/2022.
Vale ressaltar que, desde 2022, o Grupo Técnico da Estratégia BIM PR já viabilizou outras duas Atas de Registro de Preço com o objetivo de fomentar a adequação e modernização tecnológica das instituições, são elas: 78/2022 – Equipamentos de Informática e 1753/2022 – Softwares Concorrência.
A publicação das Atas de Registro de Preços são resultado de um intenso trabalho de planejamento estratégico, com elas o Governo do Estado do Paraná avança para um novo capítulo na modernização da gestão de obras públicas que vai além da viabilização de aquisições e apoia a consolidação de ambientes de inovação contínua.
Passo a passo para acessar a Ata de Registro de Preços INE 02-2024: