Últimas Notícias

Governo do Estado do Paraná publica Edital de Licitação para contratação de Ambiente Comum de Dados
20/06/2022 - 08:58

O Governo do Estado do Paraná, por meio da CELEPAR, publicou, no dia 07 de junho, o Edital de Licitação para a Contratação do Ambiente Comum de Dados (ACD) único para o Estado. A iniciativa integra uma das ações desenhadas pelo Grupo Técnico (GTEC BIM) e aprovada pelo Comitê Gestor (CG BIM) da Estratégia BIM PR (Decreto Estadual 3080/2019), que tem por finalidade o fomento e a implantação do BIM no Estado do Paraná, visando a promoção da inovação tecnológica para melhoria na qualidade de projetos e obras públicas.

O Ambiente Comum de Dados é uma solução essencial para o processo de gestão da informação, pois consiste em um banco de dados único, que permite o acesso às informações de maneira ágil, confiável e segura para todos os envolvidos no processo de gerenciamento e produção da informação durante todo o ciclo de vida dos empreendimentos.

A adoção dessa nova tecnologia busca unificar e padronizar todos os processos vinculados à contratação de obras e serviços de arquitetura e engenharia, facilitando a gestão dos empreendimentos públicos do Estado do Paraná.

Na primeira fase de implantação, a solução contratada proporcionará a definição de fluxo de processos de cada instituição, em conformidade com as premissas da NBR ISO 19650:1 (conceitos e princípios), bem como, a padronização da estrutura de dados necessária para alimentar outros sistemas, como o portal da transparência do Estado. Para as próximas fases de implantação do ACD espera-se avançar para o processo de gestão das informações referentes às obras e pós-obra (gestão de ativos).

É importante ressaltar que, conforme prevê a NBR ISO 19650, o Ambiente Comum de Dados é a base para obtenção de um processo controlado, integrado e colaborativo como exige a metodologia BIM e, portanto, fundamental para a adequada gestão de todas as informações dos empreendimentos públicos.


  O prazo final para o acolhimento das propostas é 01/07/2022, para ter acesso a mais informações, basta consultar o site http://www.licitacoes-e.com.br e realizar a pesquisa sob o número de identificação 938060.