Últimas Notícias

Governo do Estado publica Decreto que institui a Estratégia BIM PR: Paraná Rumo à Inovação Digital nas Obras Públicas 21/10/2019 - 11:40

Durante a reunião de secretariado, ocorrida na última terça-feira (15) no Palácio Iguaçu, o governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, assinou o Decreto nº 3080/2019 que institui a Estratégia BIM PR: Paraná Rumo à Inovação Digital nas Obras Públicas. A Estratégia BIM PR para o Fomento e Implantação do Building Information Modeling - BIM no Estado do Paraná, até 2022, tem por finalidade promover a inovação tecnológica para melhoria da qualidade de projetos e obras públicas.

Para implementação da Estratégia BIM PR foram instituídos o Comitê Gestor da Estratégia BIM PR (CG-BIM) e o Grupo Técnico (GTEC-BIM), responsáveis pela estruturação do setor público estadual para a adoção do BIM. A primeira ação prevista é a elaboração dos Planos de Implantação BIM Institucionais com indicação dos respectivos projetos piloto que serão desenvolvidos pelos órgãos integrantes do CG-BIM. Na próxima semana, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER PR), a Paraná Edificações (PRED), Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e Paraná Cidade iniciam, juntamente com o DGPO/SEIL, as discussões e a elaboração dos referidos Planos de Implantação BIM. A metodologia BIM já foi utilizada nos projetos do Centro de Atendimento ao Turista de Foz do Iguaçu e do Conselho Tutelar de Marialva, desenvolvidos pela Paraná Edificações em parceria com o DGPO/ LaBIM PR e trouxe excelentes resultados. Nesse momento, o laboratório dedica-se ao estudo de outros projetos em BIM como a duplicação da PR 323, e a modernização do Aeroporto de Ponta Grossa.

Para o governador do Paraná, o uso dessa tecnologia trará mais qualidade aos projetos e confiabilidade com relação aos prazos e orçamentos, além de reduzir os aditivos de tempo e de custos das obras e edificações.

“O Paraná sai mais uma vez na frente ao trazer para o serviço público uma inovação para agilizar as obras e aplicar os recursos de forma consciente”, “Além de dar uma fotografia muito próxima daquilo que vai ficar pronto, é possível fazer todo o acompanhamento da obra e de cada item colocado. A fiscalização é muito rígida nesse processo”, afirmou o governador.

“Com o BIM é possível fazer um acompanhamento em tempo real de tudo o que está acontecendo na obra, para não repetir erros do passado, de obras que ficaram sem conclusão ou com grandes aditivos, possibilitando a conclusão com o menor uso de dinheiro público”, explicou o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Para mais informações, acesse: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=104171&tit=Nova-ferramenta-vai-otimizar-execucao-de-obras-publicas

Para acessar o Decreto Estadual nº 3080/2019: https://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/listarAtosAno.do?action=exibir&codAto=227620&indice=1&totalRegistros=204&anoSpan=2019&anoSelecionado=2019&mesSelecionado=10&isPaginado=true

 

GALERIA DE IMAGENS