Últimas Notícias

Governo do Paraná abre Chamada Pública para fomento da tecnologia BIM 08/02/2017 - 17:30

O Governo do Paraná, através da Secretaria de Infraestrutura e Logística publicou nesta semana a Chamada Pública nº 001/2017 para acolher propostas para o credenciamento de Instituições de Ensino Superior, Empresas desenvolvedoras de tecnologia BIM (Building Information Modeling) e Empresas prestadoras de serviços de AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) para cooperação técnica visando a promoção de ações conjuntas de fomento à implantação de melhorias na gestão de projetos e de obras públicas de edificações e de infraestrutura rodoviária do Estado.

A Modelagem da Informação da Construção (BIM) é um processo de alta tecnologia que envolve trabalho técnico colaborativo capaz de gerar um modelo digital do empreendimento, com detalhamento e informações suficientes para a adequada execução de uma obra e sua manutenção durante todo o seu ciclo de vida. Na prática, o BIM funciona como um sistema integrado de informações entre os profissionais de projeto, execução, monitoramento, fiscalização e manutenção de obras.

No Paraná, a utilização da nova tecnologia faz parte do atual Plano de Metas do Governo. “A tecnologia BIM permite ter um controle mais eficiente dos projetos e obras, minimizando inconsistências, permitindo mais transparência e eficiência dos investimentos públicos”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, Engenheiro José Richa Filho.

Diversos países pelo mundo como Finlândia, Dinamarca, Reino Unido, Singapura e Estados Unidos já utilizam a tecnologia BIM. De acordo com o diretor do Departamento de Gestão de Projetos e Obras, Engenheiro Lidio Akio Sasaki, a Chamada Pública é uma oportunidade para que as instituições interessadas em BIM façam parte desse processo pioneiro e inovador nas obras públicas do Paraná.

“A Chamada Pública é uma importante etapa para fomentar a utilização da tecnologia BIM no Paraná. Queremos intensificar o diálogo e a parceria com empresas desenvolvedoras de tecnologia BIM, empresas ligadas à AEC e Universidades. A utilização da tecnologia BIM contribuirá para melhoria da gestão das obras, trazendo ganhos expressivos na qualidade e compatibilização dos projetos, controle de custos de obras, sustentabilidade e transparência”.

Para participar da Chamada Pública nº 001/2017 as Instituições de Ensino Superior, as Empresas desenvolvedoras de tecnologia BIM e as Empresas prestadoras de serviços de Arquitetura e Engenharia e Construção devem preencher o formulário eletrônico e anexar os documentos solicitados diretamente no sítio eletrônico www.bim.pr.gov.br. Todas as informações para a participação dos interessados estão descritas no edital Chamada Pública SEIL 001/2017, o prazo de inscrições vai até 30 de junho de 2017.

GALERIA DE IMAGENS