Últimas Notícias

Governo do Paraná participa do maior congresso de gestão urbana da América Latina 20/03/2016 - 11:40

O Governo do Paraná foi representado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística no Smart City Business America Congress & Expo 2016 - os Desafios da Transformação Urbana Sustentável, que vai até quarta-feira (30) no Expo Unimed, em Curitiba. O diretor do Departamento de Gestão de Projetos e Obras, Lídio Sasaki, participou do debate BIM na Esfera Pública: O Papel do Estado e Soluções para a Gestão Urbana.

No Governo do Paraná existe um plano de fomento para implantação da plataforma Building Information Modeling (BIM) em obras públicas. A tecnologia permite melhorar a qualidade dos projetos, que deixam de ser apenas desenhados e passam a ser modelados em 3D com informações sobre as características da atividade, custos de materiais e mão de obra. A Secretaria de Infraestrutura e Logística coordena o Plano de Fomento BIM.

“Temos um grupo de profissionais de engenharia e arquitetura empenhado na melhoria da gestão de projetos e obras. A tecnologia BIM engloba simultaneamente três aspectos fundamentais para o setor público: qualidade, sustentabilidade e transparência”, afirmou Sasaki.

No debate, foi apresentado o que o Governo do Paraná desenvolve desde outubro de 2014, quando foi criado o Plano de Fomento BIM. Foram realizadas mais de 50 apresentações, capacitações e palestras sobre o tema. Mais de dois mil profissionais participaram das ações.

O Plano de Fomento BIM possui termo de cooperação técnica com o Governo de Santa Catarina, Instituto IDD e importantes empresas de tecnologia BIM, como a Cadtec (Solibri e Vectorworks), Trimble (Tekla, Quantm e Sketchup) e Graphisoft (Archicad). Para o primeiro semestre de 2016, está prevista assinaturas de cooperação técnica com a UFPR e a Universidade Positivo.

O mediador do debate foi o diretor administrativo geral do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR), Sérgio Crema. Além de Sasaki, participaram do debate o diretor de desenvolvimento e inovação da Cloud4 Project, Alexandre Fitzner, a vice-presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, Clarisse Petroski Dorigo, e o presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia Inercial, Paulo Pellanda.

Profissionais do setor público e da iniciativa privada, como escritórios de engenharia e arquitetura, representantes de empresas de tecnologia, professores e estudantes de universidades também acompanharam o debate.

EVENTO – O Smart City Business America Congress & Expo 2016 é considerado o maior encontro de gestão urbana da América Latina. Prefeitos, secretários, CEOs de grandes empresas e especialistas em diversos setores debatem o futuro das cidades a partir da tecnologia.

“O objetivo é aproximar a administração pública e grandes inovadores da iniciativa privada”, disse Leopoldo de Albuquerque, presidente do Instituto Smart City Business, entidade organizadora do congresso.

GALERIA DE IMAGENS