Últimas Notícias

Governo lança Portal BIM Paraná e firma termos de cooperação técnica com universidades 19/08/2016 - 12:20

“Além de dar visibilidade e transparência para as ações que o Governo do Paraná pretende adotar utilizando a metodologia BIM, o portal será um importante espaço para troca de idéias e experiências, aproximando os principais atores da construção civil no Paraná”, explicou o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. 

O lançamento do portal será feito no Auditório do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), às 19h do dia 23 de agosto. No Portal BIM Paraná estará disponível todo o histórico das ações realizadas desde 2014, quando o plano de fomento BIM começou a ser desenvolvido no âmbito da SEIL. 

Inovação

O BIM propicia a melhoraria da qualidade dos projetos, que deixam de ser apenas desenhados e passam a ser modelados em 3D com informações sobre as características da atividade, custos de materiais e mão de obra. Facilita a detecção de inconsistências, estimula o trabalho colaborativo entre os projetistas das diversas disciplinas, melhora a acurácia dos quantitativos e reduz a possibilidade de desvios de conduta.

Parceria com a Academia

No mesmo evento será feita a assinatura de dois termos de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), e outro com a Universidade Positivo (UP).

“A cooperação técnica faz parte do Plano de Fomento BIM da Secretaria de Infraestrutura e Logística, que busca constante diálogo e parceria com as Universidades, Empresas de Tecnologia e Entidades representativas da Cadeia Produtiva, visando melhorar a gestão de projetos e obras e ajudar a preparar nossos futuros profissionais de engenharia e arquitetura”, afirmou o Engenheiro Lidio Akio Sasaki, diretor do Departamento de Gestão de Projetos e Obras (DGPO).
 

GALERIA DE IMAGENS