Jornada BIM PR: Prefeituras em Foco impulsiona inovação digital nas obras públicas dos municípios paranaenses 10/07/2024 - 17:42
Nos dias 02, 03 e 04 de julho, o Auditório Mário de Mari da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em Curitiba, foi palco da Jornada BIM PR 2.0: Prefeituras em Foco, dando continuidade à capacitação de gestores e servidores públicos municipais do Estado do Paraná para o uso da metodologia em projetos e obras públicas que teve início em 2023 quando a equipe da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística percorreu o Paraná com a Jornada BIM PR itinerante.
A Jornada BIM PR 2.0 é uma ação estratégica do Governo do Paraná promovida pela SEIL, em parceria com a Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (SEAP), Escola de Gestão do Paraná, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Associação de Municípios do Paraná (AMP), apoio da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e participação especial da Caixa Econômica Federal (CEF), com o objetivo de fomentar a transformação digital na construção civil com foco em projetos e obras públicas, conforme preconizado pelo Decreto Estadual nº 10.086/2022.
Durante o evento de abertura, o Secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, disse que o objetivo é fazer com que Estado e Prefeituras andem em sintonia quando o assunto é a contratação de obras e projetos. “Este evento vai contar com a força dos 399 municípios. É uma modelagem moderna que permite melhor eficiência nas obras públicas. Agora, nesta nova edição, nosso foco são as Prefeituras, a qualificação dos servidores, o fomento à utilização das plataformas de cooperação e de compartilhamento de informações”, afirmou.
Na ocasião foram anunciadas e firmadas as parcerias referente às novas ações promovidas pela Estratégia BIM PR e que foram previamente anunciadas na reunião do Comitê Gestor BIM PR.
Diante dos anúncios, as autoridades presentes destacaram a importância das ações de capacitação técnica promovidas pelo Estado do Paraná para melhoria na gestão das obras públicas e de promoção de parcerias estratégicas em prol dos municípios, para superar desafios e alcançar excelência em projetos e obras públicas.
A Diretora do Departamento de Gestão da Inovação para Planos, Projetos e Obras e uma das idealizadoras da Jornada BIM PR, Lorreine Vaccari, enfatizou a importância da aproximação entre equipes técnicas estaduais e municipais: “No encerramento da Jornada BIM Paraná 1.0, eu comentei que a experiência e proximidade com as equipes de Prefeituras eram um estímulo para pensamos novas ações de apoio aos municípios no processo de transformação digital de obras públicas. Pois bem, hoje estamos de aqui anunciando uma série de ações e parcerias que foram pensadas e desenhadas a partir dessa experiência na Jornada BIM Paraná 1.0”.
Após a solenidade de abertura, teve início o curso de capacitação da Jornada com a palestra “BIM para Obras Públicas”, ministrada pelo Dr. Hamilton Bonatto (Procurador do Governo do Estado do Paraná). Na sequência, foram abordadas as Ações Governamentais de fomento ao BIM, por meio das palestras: “Ações de fomento ao BIM do Governo Federal” com o Prof.º Sérgio Scheer (MDIC) e Leonardo Santana (ABDI), “Adoção do BIM na área de Governo da Caixa Econômica Federal” com Rodrigo Moura (GESOG CEF), “Novas Ações da Estratégia BIM PR”, com a Arq. Lorreine Vaccari (SEIL/PR), “Projetek: Projetos em BIM para municípios de pequeno porte”, com o Eng. Ricardo Rocha (SETI/PR), “Implementação do BIM para eficiência e desenvolvimento regional” com Renato de Lima Correia (CONDESCOM/PR). Também foram apresentados os “Projetos Estratégicos em BIM do Governo do Paraná”, painel de discussão com a presença dos membros do GTEC BIM PR, representados pela Arq. Silvia Rolim e Eng. Christian Martins (SECID/PR), Arq. David Piovezan Pierin (PARANACIDADE), Arq. Michelle Poitevin (SESA/PR), Arq. Fabian Welte e Patrícia Zanlorenzi (COHAPAR) e a Arq. Claudia Morishita (FUNDEPAR).
Finalizando o primeiro dia de evento, foi apresentado o módulo Recapitulando o BIM, que teve início com a Arq. Débora Fonseca Guimarães (SEIL/PR) e a palestra “Realinhamento Conceitual” e encerramento com a Eng. Julia Rebelo Oliveira Bochio (SEIL/PR) apresentando “Tecnologias compatíveis com o BIM para levantamentos em campo”.
Na quarta-feira (03), a Arq. Lucimara Ferreira de Lima (SEIL/PR) trouxe a palestra “Requisitos de Informação de Projetos”, dando início ao módulo de Conceito Aplicado, onde foi apresentado um pouco do BIM na prática no setor público através dos diferentes softwares BIM.
Para tratar do BIM no setor público, foram abordados softwares voltados para a elaboração de projetos de edificações em BIM, por meio da palestra “Archicad para projetos de arquitetura”, com a Arq. Débora Fonseca Guimarães (SEIL/PR), e “Revit para projetos de arquitetura”, com a Arq. Residente Maria Emília Lima dos Santos (SEIL/PR). Na sequência, foi apresentado o software AltoQi Visus para orçamentação e planejamento de obras públicas, com a Eng. Luciana Ormond Zapp (SEIL/PR) e o Arq. Residente Eduardo de Souza Ransolim (SEIL/PR).
No período da tarde, o Eng. Residente Robert Winston Mendes Coelho (SEIL/PR) apresentou o software “Infraworks para estudo preliminar de projetos viários”, seguido pelo Eng. Lucas Rattmann (DER/PR) com o software Civil 3D para elaboração de projetos viários, com encerramento do Eng. Residente Paul Santiago Vinan Cely (SEIL/PR) com o software Istram, também voltado para elaboração de projetos viários e rodoviários.
Finalizando o segundo dia de Jornada, com foco na Gestão de informação em Ambiente Comum de Dados (CDE), o Arq. Residente Théo Marcello Moro Zanardo apresentou um pouco sobre as plataformas CDE, e teve sua fala complementada pelas Arquitetas Lucimara Ferreira de Lima e Débora Fonseca Guimarães, que abordaram a fiscalização e coordenação de projetos em BIM no CDE.
No último dia de evento, quarta-feira (04), as palestras ocorreram no período da manhã e trataram especificamente de Análise Qualitativa de modelos BIM, com as palestras “Criação e validação de requisitos de informação de projeto (IDS)” com o Arq. Residente Eduardo de Souza Ransolim (SEIL/PR), “Navisworks e Solibri para validação de modelos” com o Arq. Leonardo Azevedo (DER/PR) e o Eng. Matheus Chaves (Prefeitura de Londrina). Para finalizar o evento, a Arq. Maria Emília Lima dos Santos (SEIL/PR) trouxe a palestra “De olho no futuro”, abordando algumas tecnologias em desenvolvimento que pautam o futuro da metodologia BIM.
De acordo com os dados levantados pela Escola de Gestão do Paraná, responsável pela certificação dos alunos, foram mais de 400 técnicos inscritos de todo o Estado.
Acesse a programação completa e o conteúdo das palestras aqui.