Jornada BIM PR: Projeto itinerante levará capacitação BIM aos servidores municipais em todas as regiões do Estado 25/08/2023 - 17:35

Nesta segunda-feira, dia 21 de agosto, foi realizado no auditório Poty Lazzarotto no Museu Oscar Niemeyer, o Lançamento da “Jornada BIM Paraná”. O evento contou com a presença de importantes autoridades do Governo do Estado, entre elas o Governador Carlos Massa Ratinho Júnior e o Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, que é o responsável por presidir o Comitê Gestor da Estratégia BIM Paraná.

O evento foi marcado pelo compromisso das autoridades presentes com a Inovação Digital nas Obras Públicas, especialmente no que diz respeito ao apoio e incentivo aos municípios por meio de linhas de financiamento e programas de capacitação.

Na presença de mais de cinquenta (50) prefeitos, o governador afirmou que “A ideia é poder colaborar com as prefeituras aplicando esta metodologia para fazer creches, escolas, postos de saúde, obras viárias, enfim, qualquer tipo de obra. Isso dá transparência aos projetos, porque ele reduz a chance de erros, que poderiam acabar paralisando ou encarecendo uma obra. Então, é um método que ajuda o gestor público e os técnicos”.

Também presente no evento, o vice-presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre falou sobre a iniciativa:  “Isso é fundamental, porque municípios pequenos não têm como capacitar seus técnicos sem o apoio do Governo do Estado. Com muita tranquilidade, agora sabemos que todos os municípios terão acesso a isso”.

Segundo o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o Paraná foi o primeiro estado do Brasil a adotar a metodologia BIM e a estendê-la em um programa estadual a todos os municípios. “O Paraná liderou todos os estados nesse processo. Vamos acompanhar as prefeituras para que todos os municípios do Paraná estejam também dentro desta modelagem. É algo inovador no País e que traz celeridade, probidade e moralidade a todas as obras públicas, que é o objetivo principal do Governo do Estado”, complementou.

Após as solenidades, aconteceram as primeiras palestras de Capacitação da Jornada que, em parceria com a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa) e Associação dos Municípios da Região Suleste do Paraná (Amsulep), teve como público alvo os servidores municipais das áreas de arquitetura e engenharia da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral.

Ainda na segunda-feira (21), foram abordados os temas de Sensibilização e Alinhamento Conceitual, por meio das seguintes palestras: “BIM para Obras Públicas” com o Dr. Hamilton Bonatto (Procurador do Governo do Estado do Paraná), “Adoção do BIM na área de Governo da Caixa Econômica Federal” com Diego de Lira Andrade (Gerente Executivo GESOG CEF), “BIM: Panorama atual e cases de sucesso no setor público” com Juliana Paiola da Silva (Engenheira Civil SENAI PR), “BIM NAS PREFEITURAS: Primeiros passos para inovação digital nas obras públicas” com Débora Fonseca Guimarães (Arquiteta SEIL PR) e Desenvolvimento e implementação do Plano de Implantação BIM na Cohapar com Fabian Welte (Arquiteto Cohapar).

Na oportunidade, a Arquiteta Lucimara Ferreira de Lima (SEIL PR) e a Engenheira Civil Juliana Paiola da Silva (SENAI PR) realizaram o lançamento da cartilha “BIM NAS PREFEITURAS: Primeiros passos para inovação digital nas obras públicas”, material elaborado conjuntamente pelas instituições com o objetivo de auxiliar as prefeituras no processo inicial de implantação da metodologia BIM. A publicação técnica consolida informações e dicas importantes oriundas da experiência e prática do próprio Governo do Estado do Paraná e dos resultados obtidos a partir das parcerias firmadas com atores e setores da arquitetura, engenharia e construção. ​​​

Na terça-feira (22), as palestras aconteceram no período da manhã e trataram especificamente de Contratações Públicas em BIM, com as palestras “Edital para contratação de projetos em BIM” proferida pelo Dr. Hamilton Bonatto (Procurador do Governo do Estado do Paraná) e “Termo de Referência para contratação de projetos em BIM” com Lucimara Ferreira de Lima (Arquiteta SEIL PR).

De acordo com a Diretora do Departamento de Gestão da Inovação para Planos, Projetos e Obras e uma das idealizadoras da Jornada BIM PR, Lorreine Vaccari, “O evento constitui um marco para a estratégia BIM estadual ao integrar e destacar o protagonismo municipal no processo de inovação digital e adoção da metodologia BIM para obras públicas no Estado do Paraná”.

Acesse as apresentações e vídeos do evento

Em breve serão divulgadas as datas em que a Jornada BIM PR percorrerá as diferentes regiões do estado, acompanhe o Portal BIM PR e mantenha-se informado!