Últimas Notícias

LaBIM Paraná discute normas técnicas BIM em desenvolvimento no Brasil 17/08/2016 - 10:40

A equipe do Laboratório BIM Paraná – LaBIM participou, nesta quarta-feira (16), de uma videoconferência sobre o desenvolvimento de normas técnicas de classificação da informação da construção que está em andamento no Brasil. A palestra foi ministrada pelo Prof. Dr. Eduardo Toledo da USP e Coordenador do GT Componentes BIM da Comissão Especial de Estudos sobre BIM (CEE-134) da ABNT - e pelo engenheiro civil Wilton Catelani - Coordenador da CEE-134 - Comissão Especial de Estudos da ABNT, responsável pelo desenvolvimento da primeira Norma Técnica BIM do Brasil - a NBR-15.965.

Também participaram da videoconferência, o Prof. Dr. Sérgio Scheer da UFPR, integrantes do LaBIM de Santa Catarina, estudantes dos Estados do Paraná e Santa Catarina, empresas de engenharia e arquitetura e universidades. Durante a palestra foram apresentados a NBR 15.965 – Normas técnica que trata do sistema de classificação da informação da construção para modelos BIM , em desenvolvimento do país.  

Foi traçado um panorama da fase atual de como está o trabalho de criação da norma técnica. Esse trabalho é coordenado pelo “GT Componentes BIM” da Comissão Especial de Estudos sobre BIM da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

“A NBR em questão é fundamental para o desenvolvimento de modelos BIM, pois, além abranger todo ciclo de vida das construções, facilita muito o processo de comunicação e colaboração entre os técnicos envolvidos”, afirmou a coordenadora do LaBIM Paraná, Lucimara Ferreira Lima.

Ao final da apresentação da palestra online, o espaço foi aberto para dúvidas e discussões sobre o uso da NBR no Brasil e como está sua aplicação.

GALERIA DE IMAGENS