Últimas Notícias

Melhoria de gestão de projetos e obras de engenharia utilizando BIM é discutido no Codesul 16/09/2016 - 15:10

Nesta terça-feira (13), em Curitiba, durante reunião da Comissão de Infraestrutura do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), em que participaram secretários de Infraestrutura e técnicos dos quatro estados (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e o Mato Grosso do Sul,). O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho, mostrou as ações que o Estado está aplicando para melhorar a gestão de projetos e obras de engenharia. Entre as ações, o secretário apresentou os cadernos orientadores para contratação de projetos e obras de engenharia, e a plataforma BIM – Modelagem de Informação da Construção.

TRANSPARÊNCIA – Ao apresentar as ações do Paraná para melhorar a gestão de projetos e obras de engenharia, o secretário José Richa Filho disse que as medidas adotadas trazem agilidade, redução de custos e transparência nos processos. “Isso é o que a população e os órgãos fiscalizadores pedem muito ao setor público. A plataforma BIM, por exemplo, oferece essa transparência, ao unir diversas ferramentas que trabalham de forma isolada”.

Ele destacou que, ao utilizar ferramentas como o BIM, se chega a um bom projeto de engenharia. “Com um bom projeto, evitamos o problema com aditivos, o que é muito comum e bastante questionado também pela população e os órgãos fiscalizadores”, acrescentou o secretário.

A metodologia BIM propicia a melhoraria da qualidade dos projetos, que deixam de ser apenas desenhados e passam a ser modelados em 3D com informações sobre as características da atividade, custos de materiais e mão de obra. A plataforma estimula o trabalho colaborativo entre projetistas e melhora a precisão dos custos com a obra.

GALERIA DE IMAGENS