Últimas Notícias

Metodologia BIM promete melhorar a qualidade das obras públicas no Estado de Minas Gerais 09/04/2019 - 17:20

Uma videoconferência reuniu na tarde de 04 de abril (quinta-feira) servidores da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (SETOP) e do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) para a troca de experiências com servidores da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL) sobre a metodologia da Modelagem de Informação da Construção (BIM). O encontro faz parte do processo de implantação do BIM pelo Estado de Minas Gerais.

Durante a conferência, as servidoras da SEIL, arquitetas Lorreine dos Santos Vaccari e Lucimara Ferreira de Lima, apresentaram um panorama da utilização do BIM no Estado do Paraná, um dos pioneiros no uso da metodologia. Elas também orientaram a equipe da SETOP e do DEER/MG em relação aos primeiros passos a serem dados e na definição do objetivo a ser alcançado.

"A Secretaria, por meio da Superintendência da Coordenação Técnica (SCT), e o DEER/MG entendem quão fundamental é sua participação na difusão desta inovação, para promover obras públicas mais sustentáveis, com menores custos e maior qualidade para a sua população”, destaca o superintendente de Coordenação Técnica da Setop, Matheus Guimarães Novais.

BIM em Minas Gerais

O Governo do Estado de Minas Gerais iniciou o processo de implantação da metodologia com o Termo de Abertura do Projeto de Implantação do Building Information Modelling, assinado no dia 14 de março pelo Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Marco Aurélio Barcelos, e pelo Diretor-Geral do DEER/MG, Fabrício Torres Sampaio. Este foi considerado o primeiro passo para a sistematização das atividades técnicas, redução de custos e melhoria da qualidade dos empreendimentos públicos executados pelo Estado de Minas Gerais.

Para os servidores da SETOP e do DEER MG, o conceito BIM representará um importante progresso para a engenharia e para a arquitetura em Minas Gerais, assim como a introdução de desenhos de plantas assistidos por computadores representou grande avanço para esses setores na década de 1990.

A notícia foi publicada nos sites da SETOP e DEER MG e pode ser acessada aqui:

http://www.transportes.mg.gov.br/component/gmg/story/2465-nova-metodologia-promete-melhorar-a-qualidade-das-obras-publicas-no-estado

http://www.deer.mg.gov.br/noticias/1812-nova-metodologia-promete-melhorar-a-qualidade-das-obras-publicas-no-estado

 

GALERIA DE IMAGENS