Últimas Notícias

Nova edição do Caderno BIM para Edificações atualiza diretrizes para contratação de projetos de obras públicas no Estado do Paraná 17/05/2023 - 10:36

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL) publicou, no dia 16 de maio, a nova edição do Caderno BIM para Edificações. O caderno, lançado em substituição ao Caderno 11 - Especificações Técnicas para Contratação de Projetos em BIM, publicado em 2018, atualiza as diretrizes para a contratação de projetos de edificações públicas utilizando a metodologia BIM.

O novo documento foi desenvolvido considerando os conceitos e inovações introduzidos pela série ABNT NBR ISO 19650:2022, buscando orientar os órgãos estaduais no papel de contratantes de estudos e projetos de obras públicas.

A implantação do Building Information Modeling no Governo do Estado do Paraná teve início em 2014, por iniciativa da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística e que ganhou força a partir da publicação do Decreto Federal nº 9.377 de 2018 e da instituição, por meio do Decreto Estadual nº 3.080/2019, da Estratégia BIM PR: “PARANÁ RUMO À INOVAÇÃO DIGITAL NAS OBRAS PÚBLICAS” para o fomento e implantação do BIM no Estado do Paraná até 2022, visando a promoção da inovação tecnológica para melhoria na qualidade de projetos e obras públicas.

Com essa atualização, o Governo do Estado do Paraná reafirma seu compromisso em promover processos contínuos de melhoria, visando aumentar a qualidade técnica dos projetos e obras públicas em âmbito estadual. Essa iniciativa reflete a responsabilidade e engajamento em acompanhar os avanços tecnológicos e normas mais recentes, mantendo-se alinhados com as principais inovações no setor.