Paraná compartilha experiência em metodologia BIM no “II Diálogo Integrado sobre Gestão de Repasses” promovido pelo Governo do Estado do Piauí 18/03/2024 - 18:13

Na última terça-feira (12), a arquiteta e urbanista Lorreine Vaccari, Diretora do Departamento de Gestão da Inovação para Planos, Projetos e Obras (DGI-SEIL), participou do “II Diálogo Integrado sobre Gestão de Repasses”, organizado pelo Governo do Estado do Piauí. O evento, realizado entre os dias 12 e 14 de março, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), reuniu secretários estaduais, gestores de convênios federais e estaduais, além de profissionais de licitação e fiscalização de obras do Estado, com o objetivo de promover a troca de experiências e conhecimentos para aprimorar as práticas de gestão pública no Piauí.

A participação da servidora da SEIL ocorreu a convite da Secretaria de Estado do Planejamento do Piauí (Seplan – PI), para falar a respeito da experiência do Estado do Paraná no processo de implantação da metodologia BIM. Na oportunidade, a Diretora Lorreine Vaccari destacou as ações necessárias para o processo de inovação digital de projetos e obras e os benefícios obtidos pelo Governo do Estado em empreendimentos públicos desenvolvidos ou contratados em BIM. Ao concluir sua apresentação, Lorreine Vaccari elogiou a iniciativa do Governo do Piauí, ressaltando que o principal objetivo da inovação digital para projetos e obras é facilitar os processos de desenvolvimento, gestão e fiscalização visando garantir maior eficiência para as obras públicas.

Na oportunidade, a Diretora do DGI/SEIL entregou exemplares da publicação BIM NAS PREFEITURAS: Primeiros Passos para Inovação Digital nas Obras Públicas para os representantes da SEPLAN PI e da Prefeitura de Teresina. A publicação tem o objetivo de auxiliar as prefeituras no processo inicial de implantação da metodologia BIM, consolidando informações e dicas importantes oriundas da experiência e prática do próprio Governo do Estado do Paraná e dos resultados das parcerias firmadas com atores e setores da arquitetura, engenharia e construção.

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL) reconhece a colaboração entre Governos Estaduais e outras instâncias da administração pública como essencial para aprimorar as práticas de gestão, e que compartilhar experiências possibilita o fortalecimento do processo de inovação, de aculturamento e garante maior eficiência na aplicação dos recursos públicos.