Últimas Notícias

Paraná e Santa Catarina apoiarão Governo Federal no fomento à utilização de BIM no Brasil
21/08/2016 - 15:40

Representantes da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL) e da Secretaria de Planejamento de Santa Catarina participaram de uma videoconferência com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) na tarde desta quinta-feira (18).

O encontro foi para discutir formas de divulgar, articular, fomentar e integrar as iniciativas em andamento em relação à utilização da tecnologia BIM – Building Information Modeling (Modelagem de Informações da Construção) em obras públicas no Governo Federal e nos Governos Estaduais.

“Essas reuniões são importantes para sabermos como está o desenvolvimento de BIM no país. Chegou o momento de integração com o Governo Federal e outros estados para troca de experiências e ajuda mútua para otimizarmos os trabalhos em relação à implantação de BIM na esfera pública. Queremos estender para o restante do país, a mesma parceria e colaboração que temos com o Estado de Santa Catarina”, afirmou Lidio Akio Sasaki, diretor do Departamento de Gestão de Projetos e Obras (DPGO), da SEIL.

Na videoconferência foi apresentado as ações desenvolvidas desde 2014 no Paraná, quando o plano de fomento BIM começou a ser desenvolvido no âmbito da SEIL.

Rafael Fernandes Teixeira da Silva, coordenador do GT-BIM de Santa Catarina, também apresentou as ações que o governo de Santa Catarina.

O diretor de Caracterização e Incorporação do Patrimônio (DECIP), da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Washington Gultenberg de Moura Luke, por sua vez, apresentou as ações em desenvolvimento na SPU.

A Secretaria de Patrimônio da União é a responsável por todos os imóveis utilizados pelos órgãos federais no Brasil.

Para fomentar a divulgação, o diálogo e parceria com as empresas de tecnologia, academia e a cadeia produtiva da construção civil, o Paraná disponibilizou na internet um sítio eletrônico voltado exclusivamente para o BIM. O Portal BIM Paraná (www.bim.pr.gov.br) mantém informações atualizadas sobre o andamento das principais ações relacionadas ao Plano de Fomento BIM do Paraná.

Uma das possíveis ações conjuntas discutidas na reunião, foi o fomento à criação de Portais BIM em todos os estados e no Governo Federal, facilitando assim o intercâmbio e a troca de informações e experiências sobre BIM.

GALERIA DE IMAGENS