Representantes do Governo do Estado do Espírito Santo na Câmara Temática BIM COSUD fazem visita técnica ao LaBIM PR 01/12/2023 - 16:48

Nos dias 28 e 29 de novembro os representantes do Governo do Estado do Espírito Santo na Câmara Temática BIM COSUD, André Luis Servino Alvarenga, Arquiteto e Urbanista do DER-ES, e Vitor Santos Martins, Gerente de Planejamento DER-ES, foram recepcionados na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL) para uma visita técnica ao Departamento de Gestão da Inovação e Laboratório BIM do Paraná.

O principal objetivo da visita foi o intercâmbio de experiências no processo de fomento e implantação da metodologia no Governo do Estado do Paraná visando a transformação digital para projetos e obras públicas.

A programação de terça-feira (28) iniciou pela manhã com um café de recepção, e contou com a presença da Diretora Técnica da SEIL Manuela Toppel representando o Secretário e Presidente do Comitê Gestor BIM Sandro Alex, o Engenheiro Civil Matheus Borges Chaves da Prefeitura de Londrina e a equipe do DGI/SEIL.

Manuela Toppel expressou grande satisfação em receber os técnicos do Governo do Espírito Santo na Secretaria, especialmente pela oportunidade de compartilhar parte da experiência do Paraná no processo de fomento e implantação da metodologia BIM no Estado.

Ainda pela manhã, a Diretora do DGI/SEIL, Arquiteta e Urbanista Lorreine S. Vaccari, fez uma apresentação a respeito da “Estratégia BIM PR: Paraná Rumo à Inovação Digital nas Obras Públicas”. No período da tarde, a Coordenadora do LaBIM PR Lucimara Lima, apresentou a “Estruturação do LaBIM PR” seguida por Fabian Welte, Arquiteto e Urbanista da Companhia de Habitação do Paraná, que apresentou o “Processo de Implantação BIM na COHAPAR”.

Na quarta-feira (29), os temas abordados foram: “Cadernos BIM Paraná” com apresentação da Arquiteta e Urbanista Débora Fonseca Guimarães do DGI/SEIL, “Contratações Públicas de projetos em BIM: importância do PEB” pela Coordenadora do LaBIM PR, "Orçamentação BIM" pela Engenheira Civil Luciana Zapp do DGI/SEIL, “BIM: Panorama atual e cases de sucesso no setor público” pela Arquiteta e Urbanista Tatiana Benetti do SENAI PR e “BIM na Prefeitura de Londrina: Experiência de Implantação” pelo Engenheiro Civil Matheus Borges Chaves.

Além das apresentações, as equipes tiveram a oportunidade de trocar experiências e compartilhar dúvidas. Para Lorreine Vaccari, “momentos como esse fortalecem e reafirmam a disposição e o compromisso das instituições públicas no processo de inovação e melhoria na gestão de projetos e obras públicas”.

Ao final do encontro, em entrevista com a equipe de comunicação da SEIL PR, André Servino afirmou que o exemplo do Paraná pode auxiliar na implementação de uma Estratégia BIM no Estado do Espírito Santo, bem como, no dimensionamento das necessidades de um Laboratório BIM de Referência no Estado. De acordo com Vitor Martins, a equipe levará esse aprendizado para fazer com que a Estratégia BIM ES seja bem-sucedida: “Conseguimos absorver muita coisa, temos muito trabalho a fazer ”, afirmou.

A visita também contou com a presença de Matheus Borges Chaves, Engenheiro Civil da Prefeitura de Londrina, instituição parceira da Jornada BIM PR e que vem compartilhando sua experiência de implantação com outros municípios. Segundo Matheus Borges, as instituições têm características em comum, uma vez que trabalham majoritariamente com contratações, e para ele foi muito gratificante poder compartilhar a experiência de Londrina com a equipe do DER ES.

O encontro entre as equipes do Espírito Santo e Paraná contribui para impulsionar o avanço da metodologia BIM, especialmente na esfera pública, e destaca o compromisso desses estados com os objetivos da Câmara Temática BIM COSUD.