Últimas Notícias

SEIL, DNIT e DER assinam Termo de Cooperação Técnica BIM 26/08/2020 - 14:00

Nesta terça-feira, dia 25 de agosto, o Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL), Sandro Alex e o Diretor Geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fernando Furiatti, realizaram uma videoconferência com o Diretor de Pesquisa e Planejamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, para a cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado do Paraná e o Governo Federal, com o objetivo de unir esforços para acelerar o processo de implantação da metodologia BIM nas referidas instituições.

A formalização do Termo de Cooperação é um marco importante para o avanço dos trabalhos iniciados entre as equipes técnicas da SEIL, DER e DNIT, pois, desde 2019, o Departamento de Gestão da Inovação para Planos, Projetos e Obras (DGI) da SEIL, juntamente com a equipe técnica do DER e DNIT, realizam encontros técnicos para troca de experiências sobre a metodologia.

As discussões entre as equipes técnicas quanto a aplicação da metodologia BIM para infraestrutura rodoviária representa um salto de qualidade nas contratações públicas, especialmente a partir da integração do BIM com o GIS (Sistema de Informação Geográfica), fundamental para avaliar a existência de interferências, visando antecipar eventuais problemas e, assim, planejar, com maior assertividade, a execução de obras.

“Assim como o Governo Federal, o Governo do Paraná editou o Decreto Estadual nº 3080/2019 que instituiu a Estratégia BIM PR: Paraná Rumo à Inovação Digital nas Obras Públicas com o objetivo de promover a inovação tecnológica para melhoria da qualidade de projetos e obras públicas. Certamente o BIM, num cenário pós-pandemia, será de grande valia para darmos celeridade nas contratações de projetos e obras do DER e evitar desperdício de dinheiro público, além de impulsionar a economia e gerar novos empregos”, afirmou o Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística.

“Tenho certeza que essa parceria, ao apostar na inovação para melhoria da qualidade dos projetos e obras, sustentabilidade e transparência nos gastos com obras públicas de infraestrutura rodoviária, será extremamente profícua para o Governo do Estado do Paraná e, especialmente, para a sociedade paranaense”, comentou o Diretor Geral do DER PR.

“A partir do Plano de Trabalho entre as instituições, pretende-se dar maior celeridade ao processo de implementação da metodologia BIM no DNIT, garantindo informações suficientes, consistentes e interoperáveis nos projetos contratados pela Autarquia”, destacou o Diretor de Pesquisa e Planejamento do DNIT.

Importante ressaltar que a SEIL, por meio do DGI, desde 2015, vem trabalhando em parceria com o DER e, recentemente, contribuiu na elaboração do primeiro edital que incluiu a exigência do uso da metodologia BIM na contratação do desenvolvimento dos estudos e projetos da Travessia da Baía de Guaratuba. (Concorrência 012/2020 DER/DT – Recurso BID)

Na área de infraestrutura aeroportuária, tem destaque o convênio entre a SEIL e Prefeitura de Ponta Grossa (Termo de Cooperação nº009/19) que permitiu o apoio técnico em BIM por parte da Secretaria na elaboração conjunta do Termo de Referência e Caderno de Especificações Técnicas para Contratação dos projetos básico e executivo em BIM. Além da fase de projetos, está previsto o uso de tecnologias compatíveis com o BIM nas obras de ampliação e modernização do Aeroporto Comandante Antônio Amilton Beraldo – SBPG.

Para informações complementares, acesse: https://www.gov.br/dnit/pt-br/assuntos/noticias/dnit-firma-novo-termo-de-cooperacao-tecnica-para-implantacao-da-modelagem-bim-na-gestao-de-projetos-e-obras

GALERIA DE IMAGENS