Últimas Notícias

SEIL e Cohapar realizam evento para disseminação da metodologia BIM na Companhia 13/02/2020 - 08:51

Como parte das ações de disseminação da metodologia BIM previstas pela Estratégia BIM PR: Paraná Rumo à Inovação Digital nas Obras Públicas, foi realizado no dia 30 de janeiro o seminário BIM Day Cohapar. O evento teve como principal objetivo estimular e ampliar o conhecimento dos profissionais das áreas de AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção), TI (Tecnologia da Informação) e regularização fundiária a respeito da metodologia.

O encontro teve duração de 5 horas e contou com a presença de 50 técnicos e diretores da Companhia. Dentre os temas abordados, foram apresentados os desafios e perspectivas para implantação do BIM nos órgãos públicos estaduais, assim como o processo de implantação da metodologia na Cohapar.

O evento teve início com a fala do consultor, pesquisador e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Dr. Sérgio Scheer, que discorreu sobre os conceitos relacionados à metodologia BIM e seus usos; o Decreto Federal nº 9.377/18 que prevê a disseminação do BIM no Brasil; e a forma como outros países vêm implantando a metodologia.

Em seguida, as arquitetas Lorreine Vaccari e Lucimara de Lima, ambas da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, discorreram sobre o Decreto Estadual nº 3080/19, que institui a Estratégia BIM PR e prevê a disseminação e implantação do BIM no âmbito estadual, além de apresentarem o Plano de Fomento ao BIM da SEIL e os estudos de caso desenvolvidos no Laboratório BIM do Paraná (LaBIM PR).

Por fim, os técnicos da Cohapar apresentaram o Plano de Implantação BIM Cohapar; o projeto-piloto em desenvolvimento pela Diretoria de Programas e Projetos da Companhia; bem como as medidas que vêm sendo adotadas a fim de garantir a implementação do BIM junto à instituição.

Além de capacitações, a Cohapar tem investido também na aquisição de softwares e equipamentos de informática a fim de estruturar seu próprio Laboratório BIM e disponibilizar, aos técnicos, acesso às ferramentas.

GALERIA DE IMAGENS