SEIL e a Prefeitura de Curitiba firmam Termo de Cooperação Técnica para a implantação do BIM no IPPUC 13/11/2019 - 09:10

O Secretário Estadual de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, recepcionou na última terça-feira o Prefeito Rafael Greca, o Vice-Prefeito Eduardo Pimentel e o Presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Luiz Fernando Jamur e equipe, para a cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e o Governo do Estado com o objetivo de unir esforços para acelerar o processo de implantação da metodologia BIM no IPPUC.

A formalização do respetivo Termo de Cooperação é um marco importante para continuidade dos trabalhos já iniciados entre as equipes técnicas da SEIL e IPPUC. Desde setembro deste ano, o Departamento de Gestão de Projetos e Obras (DGPO) da SEIL juntamente com a equipe técnica do IPPUC estão discutindo o Termo de Referência para contratação dos Projetos em BIM para ampliação da capacidade da linha direta, de transporte coletivo, do Inter 2.

As discussões entre as equipes técnicas quanto a aplicação da metodologia BIM para infraestrutura viária urbana representa um avanço significativo da aplicação do BIM para cidades, especialmente a partir da integração do BIM com o GIS (Sistema de Informação Geográfica), cuja junção é a expressão máxima do CIM (Modelagem da Informação da Cidade), elencada como meta de médio prazo pelo IPPUC.

Para o Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, a tecnologia BIM permite a eficiência no projeto e representa o bom uso do dinheiro público. Segundo ele, a cooperação com Curitiba tem início com obras importantes para a mobilidade não apenas dos curitibanos, mas de todos os paranaenses.

Outro projeto em discussão, objeto de convênio entre a SEIL e IPPUC (Convênio nº042/18) e que prevê o repasse de recurso do Governo do Estado do Paraná, é o Trinário previsto para a Linha Verde na altura da Marechal Floriano e na região do Xaxim. A previsão é de que parte desse convênio, que inclui a elaboração de projetos e obras, seja executado utilizando a metodologia BIM, visto que é uma obra complexa e que a utilização do BIM permite o aprimoramento da gestão do convênio por parte da SEIL.

Para maiores informações, acesse: