SEIL e Prefeitura de Ponta Grossa avançam com agenda de trabalho para ampliação e modernização do Aeroporto de Ponta Grossa em BIM 06/12/2019 - 17:55

Desde a assinatura do Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná e a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, no dia 28 de outubro de 2019, as equipes técnicas da Secretaria e da Prefeitura se reúnem semanalmente para elaborar Termo de Referência para contratação dos projetos executivos e execução da obra de ampliação e modernização do Aeroporto de Ponta Grossa em BIM.

O Termo de Cooperação Técnica entre a SEIL e a PMPG tem como objetivo estabelecer mútua cooperação entre os envolvidos e promover ações conjuntas de fomento e implantação da metodologia BIM (Modelagem da Informação da Construção) para melhoria da gestão de projetos e obras públicas.

A parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa foi estabelecida a fim de auxiliar a contratação em BIM dos projetos Básico e Executivo, e execução de obra e serviços de engenharia para o Aeroporto de Ponta Grossa.

Até o final deste ano, a Prefeitura de Ponta Grossa firmará Termo de Compromisso com a Secretaria de Aviação Civil (SAC) a fim de garantir recursos para a ampliação e modernização do Aeroporto de Ponta Grossa, no âmbito do Programa de Aviação Regional do Ministério de Infraestrutura. Dentre as melhorias previstas para o Aeroporto estão a construção de um novo terminal de passageiros e ampliação da infraestrutura aeroportuária.

Os anteprojetos de edificações e infraestrutura aeroportuária para o Aeroporto de Ponta Grossa, que vêm sendo analisados e ajustados pelas equipes técnicas da Secretaria e da Prefeitura, foram contratados em BIM pelo Banco do Brasil em 2012, no âmbito do Programa de Aviação Regional do Ministério de Infraestrutura. Após assinatura do Termo de Compromisso com a SAC, a Prefeitura deverá licitar em BIM a elaboração do projeto Executivo, bem como a execução das obras do referido Aeroporto por meio do Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCI).

Uma vez firmado o Termo de Cooperação Técnica entre as partes, o Departamento de Gestão de Projetos e Obras da SEIL tem o papel de apoiar tecnicamente a Prefeitura, por meio da transferência de conhecimento teórico e prático, além de auxiliar a análise dos projetos a serem contratados e subsidiar a fiscalização da execução da obra a partir de modelos BIM.

O Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria e a Prefeitura terá duração de 24 meses e contemplará o desenvolvimento das atividades definidas no Plano de Trabalho, o qual prevê apoio à Prefeitura para elaboração de Notas Técnicas de análise dos projetos, elaboração de Edital, Termo de Referência e Especificações Técnicas para Contratação de Projetos de Obras de aeroportos em BIM.