Últimas Notícias

SEIL e SENAI PR assinam Termo de Cooperação Técnica BIM 26/01/2022 - 15:52

Na última terça-feira (26) o Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e o Presidente da FIEP, Carlos Valter Martins, se reuniram para a assinatura do Termo de Cooperação Técnica BIM. O evento foi realizado no edifício sede da SEIL-PR e contou com a presença de técnicos e gestores da SEIL, do Sistema FIEP e do DER, que por meio da Coordenadoria de Pesquisa e Desenvolvimento, será partícipe ativo no desenvolvimento das ações previstas nessa Cooperação.

A iniciativa é uma das ações previstas para a implantação da metodologia BIM nas instituições públicas estaduais que, em consonância com as determinações do Decreto Federal nº 10.306/ 2020 e do Decreto Estadual nº 3080/ 2019, ocorrerá de forma gradual tanto no âmbito Federal quanto no Governo do Estado do Paraná.

Desde 2015 a SEIL, por meio do Departamento de Gestão da Inovação para Planos, Projetos e Obras (DGI), coordena ações para a definição de diretrizes para disseminação e implantação da metodologia BIM em suas vinculadas e, atualmente, é a instituição estadual responsável por coordenar a Estratégia BIM PR: “PARANÁ RUMO À INOVAÇÃO DIGITAL NAS OBRAS PÚBLICAS”, para o fomento e implantação da metodologia com a finalidade de promover a inovação tecnológica para melhoria na qualidade de projetos e obras públicas estaduais.

O SENAI PR, por sua vez, através do Instituto SENAI de Tecnologia em Construção Civil, constitui referência nacional na oferta de soluções para implantação do BIM e de transferência de conhecimento, sendo, portanto, um parceiro estratégico para o Governo do Estado do Paraná.

Com o incentivo e apoio do Secretário da SEIL, a equipe do DGI construiu, em conjunto com a equipe do SENAI, o Termo de Cooperação Técnica e o Plano de Trabalho para a oficialização da parceria que tem previsão de duração de 24 meses, podendo ser prorrogada.

Durante esse período a SEIL e o SENAI PR comprometem-se em promover o intercâmbio de informações sobre contratação, gestão e fiscalização de contratos de serviços de engenharia e arquitetura licitados com exigência da tecnologia BIM; organizar e realizar palestras, lives, workshops e debates atuais e relevantes sobre a temática BIM, e publicar material orientativo destinado à implantação do BIM nos municípios paranaenses.

 

  Veja também, no instagram da SEIL!

 

 

GALERIA DE IMAGENS